Artur Luiz Andrade   |   01/10/2014 09:02

Copa do Mundo tira 6% dos brasileiros dos EUA

Pela primeira vez em anos o número de brasileiros nos Estados caiu em um mês. Mais especificamente em junho, quando ocorreu a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Para quem esperava uma queda de dois dígitos, os números oficiais do Departamento de Comércio Americano mostram uma redução de 6% no fluxo

Pela primeira vez em anos o número de brasileiros nos Estados caiu em um mês. Mais especificamente em junho, quando ocorreu a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Para quem esperava uma queda de dois dígitos, os números oficiais do Departamento de Comércio Americano mostram uma redução de 6% no fluxo de visitantes em junho.

O Reino Unido (-3%) e a Alemanha (-7%) foram os outros dois mercados do Top 10 a registrar decréscimo em junho, não à toa dois países onde o futebol é tão idolatrado quanto no Brasil. A expectativa do mercado é de uma nova pequena queda em julho, mas de recuperação durante o segundo semestre. No ano passado, os brasileiros somaram dois milhões de visitantes nos Estados Unidos. A América do Sul em geral caiu 2% no envio de turistas em junho, também reflexo da Copa do Mundo.

Ainda segundo os dados do governo americano, seis milhões de turistas estrangeiros chegaram ao país em junho, aumento de 9% em relação ao ano anterior. No semestre, foram 34,6 milhões, 9% mais que no mesmo período de 2013.

Os dez maiores emissores foram o Canadá (crescimento de 3%), México (35%, contando apenas o aéreo), Reino Unido (-3%), Japão (1%), China (22%), Alemanha (-7%), Brasil (-6%), Coreia do Sul (5%), Austrália (1%) e França (10%).

As viagens de longa distância já somam 15,8 milhões no semestre, aumento de 8% sobre 2013.

Quinze portas de entrada respondem por 83% das chegadas de longa distância. As três primeiras – Nova York/JFK, Miami e Los Angeles – respondem por 41%.

Tópicos relacionados