Hugo Okada   |   21/11/2014 15:28

Cais do Sertão (PE) homenageia Luiz Gonzaga, "rei do baião"

Inaugurado em abril, no Recife, Cais do Sertão é museu que transmite experiência do sertão nordestino

O bairro do Recife Antigo, na capital pernambucana, reúne grande variedade de museus e centros culturais que mostram as características culturais, econômicas e históricas do povo pernambucano. O Cais do Sertão, inaugurado em abril deste ano, utiliza recursos interativos e tecnologia para proporcionar uma experiência pelo sertão nordestino.

Composto por dois módulos e localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, possui área total de 7,5 mil m² e investimento de aproximadamente R$ 97 milhões em recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco. A curadoria do espaço é da pernambucana Isa Grinspum Ferraz, também diretora de criação, e a ideia original é do antropólogo Antonio Risério. A equipe de criação envolve nomes como Tom Zé, José Miguel Wisnik e Frederico Pernambucano de Mello. Já a criação de conteúdo está a cargo dos cineastas Kleber Mendonça Filho, Lírio Ferreira, Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Camilo Cavalcanti, além do xilogravurista e cordelista J. Borges.

No módulo 1, de dois mil m², funciona o museu do sertão e da obra de Luiz Gonzaga, composto por seis espaços: recepção, praça, vitrine com objetos pessoais de Luiz Gonzaga e de sua família, sala de espetáculo multimídia e espaço “Armazém: O Mundo do Sertão”, que apresenta as características da vida sertaneja em sete territórios divididos pelos temas: Ocupar, Viver, Trabalhar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. O sexto espaço, denominado simplesmente de Caixa, apresenta três experiências audiovisuais: Ói eu aqui de novo: vida e obra de Luiz Gonzaga; A Língua no Sertão – espetáculo de luzes e sons sobre o falar e o escrever sertanejos, e Cordel – a literatura de cordel em versos e animação.

O módulo 2 é composto por centro cultural com auditório, salas para oficinas, restaurante, café e espaços de ambientação e convivência, em área total de 5,5 mil m². As obras ainda estão em execução, e a previsão de inauguração é para o final do ano. Confira imagens do Cais do Sertão clicando no ícone “+Fotos”.

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: das 9h às 21h
Quarta à Sexta-feira: das 9h às 17h
Sábado: das 13h às 19h
Domingo: das 11h às 19h

O PanHotéis viajou com o apoio do hotel Nobile Inn Beach Class Convention em Recife, e da Luck Receptivo.

Tópicos relacionados