Artur Luiz Andrade   |   08/04/2015 12:43

Turismo cresce mais que o PIB nos Estados Unidos

No último trimestre de 2014, o PIB americano cresceu 2,2%, mostrando desaceleração em relação ao trimestre anterior (5%). Já os gastos com viagens e turismo teve uma aceleração no final do ano, crescendo 4,5%, contra 3,4% no terceiro trimestre.

No último trimestre de 2014, o PIB americano cresceu 2,2%, mostrando desaceleração em relação ao trimestre anterior (5%). Já os gastos com viagens e turismo teve uma aceleração no final do ano, crescendo 4,5%, contra 3,4% no terceiro trimestre. Segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o transporte aéreo e o setor de recreação e entretenimento.

Já os empregos gerados pela indústria do turismo cresceram 2,7%, marcando o 19º trimestre consecutivo de incremento. O total de empregos gerados na economia americana no mesmo período cresceu 2,5% (incluindo todos os setores da economia). O maior contribuinte para essa aceleração nas contratações foi o setor de alimentos e bebidas.

E os preços dos produtos e serviços turísticos nos EUA diminuíram 3,4% nos três últimos meses de 2014 (contra aumento de 0,6% no terceiro trimestre). A queda se deveu ao setor de transportes em geral, sendo que a gasolina e o aluguel de veículos baixaram preços em 19,2%.

Tópicos relacionados