Luiza Gil   |   04/09/2015 11:18

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: novos destinos no Pacífico

Roteiro com as principais atrações em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no Oceano Pacífico mexicano.

No território mexicano, beirando o Oceano Pacífico, estão estes dois destinos, caracterizados por areias brancas moldadas por águas transparentes. Antiga vila de pescadores que se transformou em roteiro turístico cobiçado por norte-americanos e europeus, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são os recantos ideais para quem quer viajar a dois ou com toda a família. A região conta com hotelaria de luxo, gastronomia com sabores locais e internacionais, além de muitas opções de esportes aquáticos e de aventura.

RIQUEZA DA FAUNA
Em virtude da localização privilegiada, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são propícios para se avistar aves – são mais de 350 espécies – e conhecer de perto a vida marinha. A observação é possível em praticamente todo ano, com tours guiados por especialistas.

Para quem prefere desbravar as maravilhas do fundo do mar, há passeios para a prática de snorkel ou mergulho com cilindro. O ecossistema é bastante rico, abrigando várias espécies de peixes, tartarugas, golfinhos e baleias, que chegam às águas do Pacífico para dar luz aos seus filhotes entre novembro a abril. Com sorte, você consegue ser testemunha desse momento inesquecível.

Outro flagrante imperdível é a soltura dos filhotes de tartarugas ao mar nas praias locais. Como parte do programa, à noite funcionários de diversos hotéis do litoral reúnem os ovos e os levam para incubação, garantindo a preservação das condições desses animais. Os hóspedes são convidados a participar do espetáculo para que as tartarugas encontrem o caminho até as águas. A temporada de liberação começa em julho e termina em dezembro.

PRAIAS E MONTANHAS
O tempo não é problema: sol e águas calmas são o cenário durante quase todo o ano (no inverno, a temperatura média oscila entre 20ºC e 23ºC). E as praias também não. As preferidas dos turistas são a Praia do Ouro, do Sol, das Palmas, dos Tules e dos Mortos – recomendada para a prática de esportes, entre os quais, windsurf, jet ski, passeio de paraquedas puxado por lanchas e mergulho. Também é possível se aventurar no caiaque, pesca, vela, observação de baleias, bungee jump e nado com golfinhos. Se as crianças não quiserem nadar ou brincar com eles, há uma plataforma submersa de interação.

Além das praias, as montanhas oferecem o cenário para vários esportes de aventura. É o caso do arvorismo, entre a copa das árvores, em meio a uma exuberante natureza e vista para o mar – ou, explorar a floresta pela terra, em um passeio de quadriciclo. Também é possível pescar no Rio Cuale, cujas águas atravessam as montanhas até desembocarem no oceano. Já o bungee jump, em um penhasco de frente para o mar, está uma das poucas quedas livres nas águas de cor esmeralda do pacífico.

HOSPEDAGEM
Não importa quanto tempo você quer ficar, os hotéis estão preparados para receber os mais diversos perfis de turistas com atividades especiais. Os empreendimentos destacam-se por quartos bem equipados, spas, clube de golfe, equipes de monitores, piscinas, bares e traslados para o aeroporto.

Tópicos relacionados