Luiza Gil   |   09/10/2015 10:28

Aventura e emoção: Dia das Crianças no Mato Grosso

Itinerário com as principais atividades radicais e ao ar livre para curtir o feriado no Mato Grosso.

Mato Grosso é um Estado riquíssimo em biodiversidade e lugares perfeitos para a prática de muitas modalidades esportivas radicais, que com certeza tirarão as crianças da monotonia. O ponto de maior destaque são as atividades na água, como rafting, boia-cross, flutuação, rapel entre diversas outras. O feriado prolongado do dia 12 é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para se divertir em família de um jeito diferente. Tome um pouco de coragem e aproveite momentos repletos de adrenalina.

RIVER SUP
Aproveitando a grande diversidade de rios, cachoeiras e lagos, o River Sup é um teste de equilíbrio bem refrescante. A atividade é uma modalidade de Stand Up Paddle em corredeiras de rios, ou seja, descer o percurso do rio em cima de uma prancha remando – se já é difícil em águas calmas, imagine nessas. Os lugares ideais para a prática são os rios Claro e Coxipó, localizados a 30 quilômetros de Cuiabá, que oferecem seis quilômetros de aventura com duas paradas para descanso e alimentação. Parece um pouco assustador, mas não precisa ter medo: essa é uma maneira de tentar algo novo e, ao mesmo tempo, entrar em contato com a natureza. O importante é procurar uma agência e instrutores capacitados.

DUCKING
O duck é nada mais que um caiaque inflável. É possível navegar sozinho ou em dupla, e até quem nunca ouviu falar disse na vida consegue conduzir a embarcação. Assim como no River Sup, os rios Coxipó e Claro são as estrelas. Ambos oferecem níveis diferentes de dificuldade, sendo o primeiro classificado como grau um e o segundo grau dois. O que difere os dois são as corredeiras – quanto mais alto o nível, mais emocionante é o passeio. A idade mínima para participar é de cinco anos.

BOIA-CROSS
Leve a ideia de boia bem mais a sério. Já imaginou descer rios em boias individuais com o apoio de um remo? Se você ficou animado, o distrito de Bom Jardim, na cidade de Nobres (cerca de 140 quilômetros de Cuiabá), é o local perfeito para curtir o feriado. Lá está o Duto do Quebó, uma descida de 1,2 mil metros, sendo que 280 metros deste percurso são dentro de um túnel repleto de estalactites que brilham como diamantes. A prática também é famosa no rio Salobra (conhecido como boia-cross do Juca) com dois mil metros de corredeiras e na pousada Estância da Mata, com 1,2 mil metros de extensão e parada no meio do caminho para fazer uma tirolesa de 150 metros de comprimento e 80 metros de altura, que finaliza dentro da água.

FLUTUAÇÃO
A flutuação (conhecida como mergulho de superfície) vai te colocar ao lado de várias espécies aquáticas, como piraputangas, pacus, dourados, piaus, pacus e arraias. Isso porque a atividade acontece nas lagoas e nos rios de águas bem límpidas e transparentes, também em Bom Jardim (Nobres). São várias opções de lugares para observar os animais, como o Aquário Encantado, o Refúgio Água Azul, o Recanto Ecológico Lagoa Azul, o Reino Encantado, os rios Triste e Salobra e o Balneário Estivado.

RAFTING
A cidade de Jaciara é conhecida como a capital do turismo de aventura e o rafting no rio Tenente Amaral é a prática mais famosa e procurada. O percurso é bastante complexo, contando com descidas nos botes em quedas d´água de até três metros de altura. E a melhor parte é que não há contraindicação. Qualquer pessoa, em qualquer idade pode embarcar.

RAPEL
Rapel ou cachoeirismo (rapel feito embaixo da cachoeira) pode ser praticado nas cachoeiras das Mulatas, da Usina e da Fumaça, também no município de Jaciara, com alturas de 25, 28 e 43 metros respectivamente.

HIGHLINE
Este é o mais radical de todos os esportes praticados no Mato Grosso. Uma das modalidades do slackline, que consiste em equilibrar-se em uma fita a poucos centímetros do chão, o highline geralmente é praticado em fitas ancoradas entre rochas, cânions e prédios a alturas de arrepiar. Mais uma vez, Jaciara tem um lugar perfeito para quem quer se arriscar: o cânion da cachoeira da Fumaça, de aproximadamente 45 metros de altura. É claro que você não vai com a cara e a coragem tentar se equilibrar. Equipamentos de segurança específicos e instrutores qualificados são indispensáveis.

TRILHAS E ARVORISMO
Existem várias opções de trilhas espalhadas pelos municípios mato-grossenses. Uma das mais conhecidas é a das sete cachoeiras, que fica dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a do Vale das Perdidas, em Jaciara. Por lá, além de apreciar a natureza, você pode conhecer o sítio arqueológico com pinturas rupestres datadas há mais de três mil anos. Ainda dá para aproveitar e praticar arvorismo na Chapada, atravessando plataformas em meio às copas das lindas árvores.

Tópicos relacionados