Diego Verticchio   |   01/11/2016 11:37

Rio inaugura maior aquário marinho da América do Sul

A cidade do Rio ganhou mais um atrativo turístico. Foi inaugurado na noite de ontem (31/10) o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil m², o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e re&u



A cidade do Rio ganhou mais um atrativo turístico. Foi inaugurado na noite de ontem (31/10) o Aqua Rio, maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne oito mil animais de 350 espécies. Entre elas, estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias, e cavalos-marinhos.

O novo atrativo turístico está localizado no nas proximidades do Boulevard Olímpico, área revitalizada para os Jogos Rio 2016. O empreendimento é resultado de um investimento de R$ 130 milhões feito pela iniciativa privada e sua gestão é de responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (Iman). Embora a inauguração tenha ocorrido ontem, o espaço será aberto oficialmente ao público no dia 9 de novembro. A expectativa é de que receba em média de quatro mil a cinco mil visitantes por dia.


Gustavo Messina
Ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa da inauguração do AquaRio
Ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa da inauguração do AquaRio
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, estiveram na inauguração do espaço e destacaram o potencial do novo atrativo turísticos. Lummertz destacou que o aquário incrementa o leque de oportunidades turísticas da cidade, especialmente na região em que já estão o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o painel “Etnias”, de Eduardo Kobra. Ele voltou a destacar o potencial da indústria do turismo, bem como a transformação da cidade com a Olimpíada, além de ressaltar: “temos que resolver a questão da segurança, que ainda prejudica a imagem do Rio, principal âncora do turismo brasileiro”, destacou. Por sua vez, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, chamou atenção para os benefícios da cidade. “O Aqua Rio chega num momento extremamente importante para agregar ainda mais valor a experiência turística do Rio de Janeiro e do Brasil. São iniciativas como esta que ajudam o setor a se desenvolver, gerar emprego e renda para a população quando o país mais precisa”, afirmou o ministro.

RECINTO OCEÂNICO
Entre as atrações presentes no aquário, uma é aguardada com grande expectativa por conta dos profissionais que trabalham no empreendimento. Batizado como ‘Recinto Oceânico’ o maior tanque do local tem 7 metros de profundidade e 500 m² de área, com grande arquibancada.

Até o dia da abertura o Recinto Oceânico deverá ter 800 peixes, sendo quatro tubarões, as grandes estrelas do aquário.

Tópicos relacionados