Bruna Murback   |   16/01/2017 19:01

País do Pacífico quer receber apenas turistas ricos; saiba

A estratégia é atrair menos, porém apenas turistas dispostos a deixar grandes quantias em dinheiro no país

Dreamstime
Ilhas de Palau, Micronésia
Ilhas de Palau, Micronésia

Por ser um país que tem aproximadamente 85% do seu PIB concentrado no Turismo, parece algo controverso, mas o governo de Palau, pequeno país insular da Micronésia, quer menos turistas em suas ilhas.

A ideia é atrair apenas visitantes com grande poder aquisitivo. Com esse intuito, o presidente Tommy Remengesau introduziu um projeto de lei que permite apenas a construção de hotéis cinco estrelas nessa parte da Micronésia. A ação visa garantir que os investidores contribuam para o desenvolvimento harmonioso da nação do Pacífico, que é composta por cerca de 250 ilhas.

“Se há melhorias em termo de infraestrutura, como construir novas estradas, os investidores teriam de fazer sozinhos. "Em troca, lhes daria os incentivos fiscais necessários", acrescentou o presidente, de acordo com informações da Rádio Nova Zelândia.

Nos últimos anos, moradores do arquipélago têm reclamado que o fluxo de visitantes têm saturado os lugares mais populares, além de ter causado danos ao meio ambiente, em especial aos corais marinhos.

QUALIDADE, NÃO QUANTIDADE
O maior número de turistas que a ilha recebe vem da China, em grupos de viajantes. Em 2015, o governo anunciou que iria reduzir pela metade os voos que chegam do gigante asiático.

O presidente ainda afirmou que a lei prioriza a qualidade acima da quantidade, e que o objetivo é atrair menos, porém apenas pessoas que possam gastar grandes quantias. Remengesau ressaltou que o intuito final é que o desenvolvimento das ilhas aconteça, porém respeitando o meio ambiente e seus habitantes.

“Queremos controlar o crescimento, ou que o crescimento nos controle? Há uma forma correta e uma equivocada de fazer as coisas”, disse a jornalistas locais.


*Fonte: BBC

conteúdo original: http://bbc.in/2jh1lSe

Tópicos relacionados