Rodrigo Vieira   |   07/11/2017 09:00

Mais voos e nichos: França sente 2018 de recorde no Brasil

São cerca de 15 dias na diretoria da Atout France para América do Sul, o suficiente para Caroline Putnoki sentir a complexidade dos desafios que virão pela frente. Porém, o cenário atual joga a favor da substituta de Jean-Philippe Pérol.

Emerson Souza
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para América do Sul
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para América do Sul

São cerca de 15 dias na diretoria da Atout France para América do Sul, o suficiente para Caroline Putnoki sentir a complexidade dos desafios que virão pela frente. Porém, o cenário atual joga a favor da substituta de Jean-Philippe Pérol. Ela assume o posto em um momento claramente otimista para o Turismo francês tanto no âmbito de sua imagem internacional quanto em relação ao mercado brasileiro, principalmente se comparado ao que foi enfrentado nos últimos dois anos e meio.

Com a crise econômica enfraquecida, ligeira valorização do real e a retomada do outbound no Brasil, a previsão do Atout France é de fechar 2017 com a visita de 700 mil brasileiros, aproximadamente 30% de alta diante de 2016. Em 2018, a meta é ao menos manter o ritmo, mas Caroline acredita que é possível crescer ainda mais, por uma série de fatores, que incluem diversidade de produtos, maior otimismo do trade francês em relação ao nosso mercado, a seriedade dada pelo novo governo da França ao Turismo e principalmente a grande aposta da Air France-KLM com o hub em Fortaleza.

“Os players brasileiros que trabalham com França estão muito felizes, e os receptivos estão claramente voltando ao Brasil, olhando novamente a um mercado que eles deixaram de lado por dois, três anos. Acredito que em 2018 essas empresas voltarão de vez ao Brasil”, prevê Caroline, apontando, como seu principal concorrente os Estados Unidos. “Trabalhar essa cumplicidade que o brasileiro tem com a França é um dos argumentos do Atout aos empresários franceses. Poucos países amam mais nosso destino como o Brasil. Existe uma ligação muito forte de cultura, história, gastronomia e da própria língua, que encanta os brasileiros. Com maior poder aquisitivo, voltamos a nos tornar um atrativo natural neste mercado.”

Se esses são pontos óbvios, que vendem a França naturalmente, uma das estratégias de Caroline será diversificar os consolidados Paris e St. Tropez. Segundo a nova diretora, esse é um trabalho já iniciado por seu antecessor que terá ainda mais força em sua gestão. “As possibilidades são imensas. A França é mais plural do que se imagina. Bordeaux tem uma ligação forte com o vinho, Provence é carregada de história e vem em alta no número de brasileiros, Normandia e Champagne estão próximas da capital a ponto de fazer um bate-volta, Marselha é enorme e multicultural e a Costa Azul é uma das melhores pedidas no verão europeu. Isso sem contar que, além de ser muito fácil se locomover pelo país de carro, há o fator autenticidade em pegar a estrada e conhecer vilarejos franceses e o povo local. Isso vai ao encontro de uma tendência no Turismo atual, que é encher a bagagem de conhecimento, de legitimidade.”

FRANÇA E NADA MAIS

O Atout France também vai se esforçar em fazer o brasileiro mais viajado permanecer por mais tempo no país, sem a necessidade de visitar outros destinos no continente. Para isso, a ideia é mostrar que existe uma França para todos os bolsos e gostos. Quem busca esporte e aventura encontra no Sul, com caiaque, alpinismo e esqui, quem viaja em família tem a Disneyland Paris, a hotelaria é múltipla, de cinco estrelas a acomodações populares, roteiros culturais, de compra, históricos, LGBT e, por último e talvez mais importante, gastronomia e vinhos. Em relação ao corporativo, há 400 empresas francesas atuando no Brasil, o que torna um grande reforço no fluxo entre os dois países, além de aumentar a afinidade entre os consumidores daqui com as marcas de lá.

AIR FRANCE EM FORTALEZA
A nova rota entre a capital cearense e a francesa, que já está à venda, anima Caroline pelas possibilidades de diversificar o principal mercado emissor, o Sudeste. Em conjunto com São Paulo e Rio de Janeiro, os novos voos representarão 16% de aumento na disponibilidade de assentos no País. É mais um reforço na missão de, a partir de 2018, superar os 700 mil brasileiros deste ano.

SEGURANÇA
“Não só a França, mas o mundo inteiro vive um novo momento”, avalia Caroline em relação aos ataques terroristas registrados na França, com ênfase aos de 2015. “O que está em nosso alcance, nós estamos fazendo. A segurança está reforçada, mas vale destacar principalmente a postura do presidente Emmanuel Macron, que colocou o Turismo como prioridade de governo e fez a população entender que, sem a presença do visitante internacional, a economia do país pode estar arruinada. Isso fez o francês tomar outra postura em relação ao turista. Ele está mais amigável e ciente de sua importância.”

CAP AMAZON

Caroline Putnoki deixou a Cap Amazon Tropical Marketing, empresa que fundou no Brasil em 2011, nas mãos de Jean Bruno Gillot e René Pérol. Ela não tem mais nenhuma participação na companhia desde que assumiu o Atout France, órgão que, aliás, ela já presidiu em Montreal, no Canadá, na década passada.

Seu contato: caroline.putnoki@atout-france.fr.

Tópicos relacionados