Savia Reis   |   11/01/2011 13:09

Deficientes visuais vivenciarão o Carnaval de SP

Neste ano, 45 deficientes visuais, por meio de sorteio, assistirão ao desfile de três escolas de samba – Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Camisa Verde Branco – no carnaval de São Paulo. Trata-se do projeto “Só não ver quem não quer”, parceria do Complexo Educacional FMU, Prefeitura de São Paulo, SPT

Neste ano, 45 deficientes visuais, por meio de sorteio, vivenciarão o desfile de três escolas de samba – Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Camisa Verde Branco – no carnaval de São Paulo. Trata-se do projeto “Só não vê quem não quer”, parceria do Complexo Educacional FMU, Prefeitura de São Paulo, SPTuris e Fundação Dorina Nowill. “É a sensibilidade com a criatividade. Abrir os olhos em função dos portadores de deficiência”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis.

Alunos dos cursos de Arquitetura e Moda do FMU confeccionaram maquetes táteis de carros alegóricos e miniaturas das roupas e fantasias para os participantes que, durante o evento, acompanharão os desfiles acomodados em um camarote com recursos próprios para acessibilidade. Antes do início das apresentações das escolas, os deficientes ganharão um CD de áudio-descrição com detalhes do evento. “Fiquei muito feliz com o projeto todo. Vou desfrutar desse carnaval acessível, que é o primeiro de outros carnavais acessíveis”, disse Maria Regina Marques Lopes, deficiente visual e assistente social da Fundação Dorina Nowill.

A atual campeão do carnaval de São Paulo, Rosas de Ouro, já possui o projeto “Samba se aprende na escola”, que há 16 anos realiza um trabalho com deficientes visuais, cadeirantes e pessoas com síndrome de down. “Os deficientes da Rosas já participam do carnaval desfilando e nos bastidores, mas se inscreveram para o sorteio porque também querem assistir”, explicou Vanessa Dias, diretora social da escola.

As inscrições para os interessados poderão ser realizadas até a próxima sexta-feira, por meio da Fundação Dorina Nowill. Mais informações (11) 5087-0999.

Tópicos relacionados