PANROTAS Brasília   |   08/12/2011 14:22

Infraestrutura para aeroportos é destaque no 6º Abetar

O presidente da Associaçao Brasileira das Empresas de Transporte Aereo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidlis, abriu, nesta quinta-feira, a sexta edição do Congresso Abetar, na Confederação Nacional dos Transportes -- CNT

O presidente da Associaçao Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidlis, abriu, nesta quinta-feira, a sexta edição do Congresso Abetar, na Confederação Nacional dos Transportes - CNT, em Brasília. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação, Wagner Bittencourt, deu as boas-vindas aos participantes anunciando que R$ 200 milhões serão canalizados para a criação de um fundo de investimentos na infraestrutura dos aeroportos. Esse recurso, segundo ele, virá das concessões do aeroportos e servirá para potencializar o setor.

O ministro ressaltou que o Brasil tem crescido e a melhoria nas condições de vida da população tem aumentado a demanda por um sistema de aviação eficiente. "O Brasil é um país de dimensões continentais e é preciso pensar não apenas no desenvolvimento, mas também na integração. E o investimento nos aeroportos regionais é de extrema importância para que isso aconteça", afirmou Bittencourt.

Para ele, também será necessário um investimento maior em capacitação de pessoal entre os que trabalham nos aeroportos. Além disso, Bittencourt mencionou os sistemas de tecnologia e segurança como áreas que necessitam de mais atenção. "É importante trabalhar o desenvolvimento do setor da aviação, e é preciso que haja um debate a respeito da competitividade entre os aeroportos, para que haja investimentos na melhoria e que os preços continuem atraentes mesmo com a volatilidade no valor dos combustíveis", ressaltou.

Para o deputado Carlos Zaratini, o Brasil precisa crescer de forma equilibrada, e não somente nas principais capitais. "A aviação regional é um instrumento importantíssimo para que ocorra a integração e o desenvolvimento equilibrado do Brasil", afirmou Zaratinni. De acordo com deputado Carlinhos Almeida, o País ainda está engatinhando no que diz respeito ao transporte aéreo regional. "A demanda pelo transporte aéreo deve triplicar entre esse ano e o próximo, sem que houvesse a ampliação dos voos e investimento na infraestrutura dos aeroportos regionais. É preciso avançar nesses aspectos", afirmou Almeida.

Segundo José Mario Caprioli, da Trip, a necessidade de investimentos na infraestrutura dos aeroportos é fundamental não só para a realização dos grandes eventos que o Brasil sediará, mas para que os passageiros tenham um sistema aeroviário de qualidade e moderno. O parlamentar lembrou que poucos países têm taxa de crescimento aéreo como o Brasil e é preciso que se debata sobre uma legislação cada vez mais segura, já que o setor é o que trabalha com uma das menores margens de erro que existe. "Isso impõe disciplina, mas esse nível de dificuldade é o que torna a atividade tão apaixonante para todos os que estão envolvidos com a aviação", afirmou Caprioli.

Veja fotos clicando em "Ver Álbum".

Tópicos relacionados