Savia Reis   |   11/10/2012 16:50

Congresso debate megaeventos na próxima semana (RJ)

O 22º Congresso da Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, organizado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) –, acontece entre os dias 14 e 18 de outubro, no Centro de Convenções Sul América (RJ), no Rio de Janeiro. O evento irá debater o

O 22º Congresso da Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, organizado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), acontece entre os dias 14 e 18 deste mês no Centro de Convenções Sul América (RJ), no Rio de Janeiro. O evento irá debater o Impacto dos Grandes Eventos no Turismo.

Na ocasião, especialistas internacionais e convidados das três esferas governamentais e do Comitê Rio 2016 mostrarão as visões sobre o País na rota dos megaeventos. A discussão se dará em torno da capacidade que este mercado tem em mobilizar os mais variados setores da indústria, comércio e dos serviços, possibilitando também a geração de empregos diretos e indiretos.

A programação do Congresso contará com uma série de painéis. Dentre os painelistas do primeiro dia estão: o presidente da Confederação Nacional do Turismo (México), Miguel Torruco, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que debaterão sobre os Desafios da Hotelaria Diante dos Megaeventos; a presidente do Conselho Pedagógico na Universidade do Algarve (Portugal), Claudia Almeida, vai falar sobre Transporte Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária, com a participação do consultor em gestão de Aeroportos, José Wilson Massa, e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respício Espírito Santo.

Ainda no primeiro dia serão debatidos: a Movimentação da Economia Por Meio dos Megaeventos e Políticas de Segurança para Grandes Eventos. O primeiro ficará a cargo do chileno Daniel Meyer e do coordenador de Turismo da FGV, Roberto Pascarella; e o segundo terá a participação do comando da Segurança Pública do Estado, delegado Roberto Alzir e Coronel Rogério Seabra, tendo como mediador o coronel Frederico Caldas e a participação do professor Bayard Boiteaux.

No dia 16, os estudantes terão a possibilidade de assistir palestras com os temas: o Legado dos Megaeventos; os Megaeventos como uma Estratégia de Posicionamento das Metrópoles em um Mundo Globalizado; e Turismo de Eventos: Competitividade dos Destinos. O secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Leonardo Boto, o superintendente-geral do Rio Convention e Visitors Bureau, Paulo Senise, o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e presidente da Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas, Vivianne Martins, estão entre os palestrantes.

CURSOS
Antes da abertura oficial, no dia 14, haverá um curso da Federação Latina de Organizadores de Congressos (Cocla) sobre a Introdução à indústria de Grupos e Eventos. Os treinamentos terão convênios com American Hotel & Lodging Educational Institute (AHLEI).

Tópicos relacionados