Artur Luiz Andrade   |   27/09/2014 12:39

Agência Mendes Tur, de Santos, protesta contra Feirão da Abav

A sócia da Mendes Tur, uma das principais agências de vagens de Santos (SP), Inês Bellini, enviou uma carta manifesto contra a abertura da feira para o público final, pois, segundo ela, o modelo apresentado pela Abav apenas prejudicaria o agente de viagens.

Se os três dias voltados ao profissional do turismo foram bons em termos de audiência qualificada (havia muitos agentes de viagens reconhecidos como diferenciados na indústria, além de caravanas vindas de outros Estados), os dois dias do Feirão Abav, neste final de semana, já começam com protesto. A sócia da Mendes Tur, uma das principais agências de vagens de Santos (SP), Inês Bellini, enviou uma carta manifesto contra a abertura da feira para o público final, pois, segundo ela, o modelo apresentado pela Abav apenas prejudicaria o agente de viagens.

Diversaos fornecedores e operadores de Turismo já haviam se manifestado contrários à abertura ao público final ou à regra de multar os parceiros da Abav em até R$ 10 mil caso não abrissem o estande (algo que chocou parte do trade, pela inabilidade de trato entre a Abav e os expositores). O presidente da Abav, Antonio Azevedo, ficou de avaliar os resultados do feirão e mudar se preciso fosse.

Leia abaixo a carta protesto da agente de viagens e empresária de Santos. Concorda com ela? Discorda? O que a Abav deveria fazer? Mande sua opinião.


Carta protesto aos associados da Abav

A Mendes Tur Câmbio e Turismo Ltda, associada Abav desde março de 1989 sob o número 789, repudia a decisão impositiva desta associação em abrir um feirãoao público final nos dois últimos dias do 42º Congresso Nacional da Abav em total prejuízo dos seus associados, visto que a associação é o órgão que deveria cuidar dos interesses das agências de viagens e não é o que vemos nesta edição do evento.

Em nota publicada em várias mídias digitais, o presidente da Abav Nacional, o sr. Antonio Azevedo fez o seguinte relato:

“A grande atração do evento é o Feirão de Turismo Abav, que ocorre no sábado e domingo, quando o publico poderá visitar todas as atrações e aproveitar as promoções que vão ser comercializada nessa ocasião, exclusivamente através de agências de viagens associadas à Abav.”

Segundo disse o presidente da entidade, Antonio Azevedo, o Feirão Abav 2014 terá descontos de até 70% em pacotes nacionais e internacionais. O Feirão da 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, nos dias 27 (sábado) e 28 (domingo) de setembro.
Além dos pacotes turísticos, o feirão reúne outros descontos e promoções em cruzeiros marítimos; diárias de hotéis, resorts e pousadas de charme; para locação de automóveis, compra de ingressos e de outros produtos e serviços turísticos.

Fonte: O povo Online de 24/09/2014.

São muitos os pontos de discórdia.

Vejamos:

1º CONTRADIÇÃO AOS INTERESSES DOS ASSOCIADOS:

É uma grande contradição que a maior atração de um congresso voltado aos agentes de viagens seja um Feirão de Turismo, onde o agente de viagens NÃO poderá comercializar NENHUM produto ou serviço aos clientes (diferente do que diz o senhor presidente na nota acima), uma vez que na feira, não se encontram estandes de nenhuma agência de viagens, e estas em sua grande maioria não abrem aos domingos.

Os beneficiários desse feirão serão as OTAs (Online Travel Agencies) e as operadoras de turismo, as quais ao longo do tempo viraram as costas para as agências e deixaram de serem parceiros para tornarem-se nossos concorrentes diretos.

As declarações do senhor presidente atestam o incentivo aos fornecedores de serviços do trade turístico em prejuízo aos associados, conforme na nota abaixo:

“A CVC, por exemplo, montou uma estrutura para receber o público do evento no fim de semana. O estande será caracterizado como uma loja, onde 24 agentes parceiros da operadora vão atender aos pedidos do público.”

Fonte o Globo online 25/09/2014.

2º NEGOCIAÇÕES COM DESCONTO EM PREJUÍZO AOS ASSOCIADOS

É muito frustrante se constatar como da noite para o dia a Abav anuncia descontos de até 70 % ao público final como atrativo para a realização do feirão, num mercado onde dia após dia nós agentes de viagens somos surpreendidos com a diminuição ou até mesmo a extinção de nossa tão suada comissão.

3º MANIFESTO

A diretriz traçada pela Abav além de em nada favorecer as agências de viagens está a prejudicá-las.

Temos muitas agências com larga experiência no mercado, as quais já vêm sendo prejudicadas pela informalidade e pelas compras pela internet diretamente com os fornecedores de serviços e a Abav, ao invés de criar medidas que beneficiem os seus associados, está deixando-os desnorteados e desorientados, tornando cada vez mais obscuro o futuro dos agentes de viagem.

Precisamos nos unir e criar políticas que viabilizem o exercício das nossas atividades de agentes de viagens sob pena de perecermos.

O trabalho da Abav deviria ser exatamente o oposto, valorizar e prestigiar as operadoras que atendem de forma verdadeira e genuína única e exclusivamente os agentes de viagens.

Não basta repudiarmos as posturas adotadas se não tomarmos medidas eficazes para tornar a nossa associação um efetivo instrumento de apoio dos nossos interesses comerciais.
Profissionalismo já!!!

INES BELLINI
SÓCIA DIRETORA
MENDES TUR CÂMBIO E TURISMO LTDA”

Tópicos relacionados