Karina Cedeño   |   05/07/2016 11:26

Após Rio 2016, RJ terá menos turistas que em 2015

Faltando apenas um mês para o início dos Jogos Olímpicos, as reservas de voos continuam em alta, de acordo com pesquisa da Forward Keys, que monitora tendências de viagens por meio da análise de 14 milhões de reservas feitas por dia. De acordo com a pesquisa,

Faltando apenas um mês para o início dos Jogos Olímpicos, as reservas de voos continuam em alta para a Cidade Maravilhosa, de acordo com pesquisa da Forward Keys, empresa que monitora tendências de viagens por meio da análise de 14 milhões de reservas feitas por dia.

De acordo com o estudo, a data de chegada dos turistas para os jogos está prevista para 4 de agosto, véspera da cerimônia de abertura, mas um número significativo de visitantes também chegará ao Rio ainda mais cedo, já no próximo dia 27. No período a partir desta data, e até o dia 21 de agosto, quando se encerram os jogos, o número de reservas de voos supera em 148% o do mesmo período do ano passado, e o mesmo vale para os Jogos Paralímpicos, que contribuíram para um aumento de 23% nas reservas aéreas feitas no período 1 e 18 de setembro.

Do total, 14 países respondem por 72% das reservas aéreas antecipadas para o Rio de Janeiro durante os jogos, porcentagem liderada pelos Estados Unidos, que fica com 18%, seguido pela Argentina, com 13%, e pelo Reino Unido e pela Alemanha, cada um com 7%. A grande participação dos Estados Unidos se deve às facilidades de visto implantadas para o país durante o evento.

O estudo ainda mostra que, entre o dia 27 deste mês e 18 de setembro, 24% dos viajantes irão permanecer na cidade sede dos jogos por um período de nove a 13 noites, enquanto 23% ficará por seis a oito noites. No que se refere aos visitantes que permanecerão por 22 noites ou mais, 70% chegarão ao Rio antes de 2 de agosto, para poder absorver completamente a experiência oferecida pelo evento esportivo.



Divulgação
Embora a capacidade aérea dos Estados Unidos e do Canadá para voos com destino ao Rio de Janeiro já esteja cheia neste período, voos adicionais foram implantados em cidades como Miami, Nova York, Houston e Atlanta, assim como em Toronto, no Canadá. Cidades da Europa como Frankfurt, Paris, Lisboa e Londres também ampliaram o número de conexões diretas para o Rio de Janeiro no período em questão.

Os assentos disponibilizados para os Jogos Olímpicos registraram um aumento de 19% em relação aos oferecidos no ano passado, alta de 31% para a América Latina, 11% para a Europa e 9% para os Estados Unidos e o Canadá.

RESERVAS EM BAIXA NO PÓS-OLÍMPICO
Embora os números acima mostrem uma perspectiva positiva para o período dos Jogos Olímpicos, o mesmo não se pode dizer para o período que o sucede, quando haverá uma queda de 13% das reservas aéreas para o Rio de Janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado.

A maior porcentagem de queda nas reservas aéreas provém dos Estados Unidos (50%), seguida pela Europa (24%) e pela região da Ásia-Pacífico (14%).
Porém, a perspectiva é melhor para reservas feitas por países da América Latina, que registram aumento de 24% neste período, principalmente na Argentina e no Chile.


Divulgação

“O que podemos especular é que esta queda significativa nas reservas aéreas no período pós olímpico se deve aos riscos oferecidos pelo zika vírus”, afirma o co-fundador e CEO da Forward Keys, Olivier Jager.

Confira o estudo completo aqui.

Tópicos relacionados