Janize Colaço   |   26/10/2016 12:50

4 perguntas que todo gestor de hotel tem de se fazer

Todo gestor precisa dedicar parte do seu tempo na administração das despesas e lucros obtidos. Como em qualquer outro ramo, na hotelaria a situação não é diferente. No entanto, encontrar o público ideal e investir em uma estratégia de cre


Todo gestor precisa dedicar parte do seu tempo na administração das despesas e lucros obtidos. Como em qualquer outro ramo, na hotelaria a situação não é diferente. No entanto, encontrar o público ideal e investir em uma estratégia de crescimento é tarefa das mais simples.

De acordo com o gerente-sênior de Produtos da Ideas Revenue Solutions, David Wilker, o tamanho da margem de lucro de um hotel depende em grande parte da receita e também de uma boa estratégia de crescimento e de preços. É essencial, segundo ele, que os hoteleiros avaliem cuidadosamente as opções que têm disponíveis para determinar o que é melhor para os seus negócios e clientes.

Foi pensando nisso que Wilker listou quatro perguntas que todo gestor deve se fazer:

O QUE MEUS CLIENTES QUEREM?
É preciso sempre levar em consideração que, como o setor depende boa parte de suas receitas da satisfação dos clientes, é crucial ponderar se os preços condizem com os serviços oferecidos. Além disso, dependendo do público-alvo ou da região em que o empreendimento se situa, é quase certo que exista uma faixa de preço padrão. Fique de olho.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA O MEU PLANO DE NEGÓCIOS?
Para otimizar adequadamente a receita, é importante adotar uma estratégia que se encaixa no modelo de negócios do hotel. As duas maiores considerações a serem feitas são o modelo de negócios seguido e tempo médio de permanência dos hóspedes.

Por exemplo, se o hotel tem como foco hóspedes transitórios, que se hospedam por conta de escalas de longas durações em aeroportos, o gestor deve investir em estratégia de preços diários ou até mesmo por hora. Em contrapartida, hotéis de luxo devem investir em pacotes de estadias de longas duração – uma vez que o perfil do viajante irá demandar a permanência maior.

COMO MEUS CANAIS E SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SÃO AFETADOS?
Os hoteleiros devem avaliar os impactos potenciais sobre os seguintes pontos e considerar várias abordagens:

  • Gestão de propriedades
  • Central de reservas
  • Sistema de vendas e de distribuição
  • Sistema de gestão de canais
  • Reservas on-line
Quais são as melhores estratégias de preços? O que seria necessário para integrar uma nova estratégia? Qual é o custo e potencial? É importante que os hotéis façam perguntas de sondagem para, assim, obterem as respostas específicas do que precisam.

QUAIS ABORDAGENS DE PREÇOS SÃO ACEITAS PELOS MEUS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO?
Considere os principais canais por volume de produção e comece a estudar o que realmente vale a pena ser adotado. Por exemplo, que tipo de taxas e preços canais de distribuição como as OTAs aceitam? Preços abaixo do mercado, ou até mesmo acima, serão aceitos? É possível fazer uma política de preços exclusiva? Ter a resposta de tais questões poderá determinar as receitas do negócio.


*Fonte: Tnooz

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