Roberta Queiroz   |   09/11/2016 17:23

Turismo festeja Dia do Hoteleiro; conheça a história

Há exatos 80 anos a indústria de Turismo decidiu dedicar o dia nove de novembro ao hoteleiro. A data coincide com a fundação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), criada durante o primeiro congresso da categoria em 1936, no R

Há exatos 80 anos a indústria do Turismo decidiu dedicar o dia 9 de novembro ao hoteleiro. A data coincide com a fundação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), criada durante o primeiro congresso da categoria em 1936, no Rio de Janeiro.

Na época, os hotéis buscavam a valorização e a regulamentação de estabelecimentos informais de hospedagem com o objetivo de defender os direitos dos hoteleiros no Brasil. Hoje, por outro lado, muitos integrantes da classe questionam a atuação de empresas de econômica compartilhada como a Airbnb. Somada a outros fatores, a espécie de competição, inclusive, obrigou o setor a renovar a sua capacidade de gerar experiências a partir da oferta de novos serviços de qualidade.

A rápida geração de emprego e renda é uma das caraterísticas do ramo hoteleiro que reúne, em um mesmo ambiente, profissionais de hospedagem, lazer, recreação, alimentos e bebidas, entre outros. Atualmente, hotéis, pousadas, resorts e albergues são responsáveis por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil.

A hospitalidade envolve o conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de auxiliar o desenvolvimento da economia da região onde se estabelece. A formação de um profissional hoteleiro conta com aulas de alimentos e bebidas, técnicas de gerenciamento, marketing, manutenção e hospedagem.


*Fonte: Ministério do Turismo

Tópicos relacionados