Henrique Santiago   |   13/06/2016 11:31

Jamaica exige vacina de febre amarela a Brasil; entenda

Um dos países afetados pelo zika vírus, a Jamaica tem outra preocupação: a febre amarela. O ministério de saúde do país passou a exigir a vacina para turistas a partir de um ano de idade. A medida é válida para 41 países, incluin


Um dos países afetados pelo zika vírus, a Jamaica tem outra preocupação: a febre amarela. O Ministério de Saúde do país passou a solicitar a vacina para turistas a partir de um ano de idade. A medida é válida para 41 países, incluindo o Brasil.

Embora não tenha casos registrados até o momento, o governo jamaicano busca impedir a entrada da doença em seu território. A vacina deve ser aplicada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem, período que a substância leva para se tornar ativa no corpo.

Em comunicado, o órgão avisa que o surto da doença na Angola e a transmissão contínua em países como Brasil, Congo, China, Peru e Quênia motivou o governo a solicitar tal medida. A Jamaica ainda oferece vacina gratuita a atletas, equipes técnicas e famílias que participarem da Olimpíada do Rio de Janeiro.

A checagem da carteira de vacinação atualizada será realizada nos pontos de conferência. O viajante que não possuir o documento em dia terá a entrada negada ou deverá cumprir quarentena de seis dias. O turista com certificado de isenção da vacina por razões médicas será instruído a comunicar diariamente febre ou outros sintomas às autoridades de saúde.

Além do Brasil, os demais países que possuem exigência da Jamaica são, em sua totalidade, da África e das Américas: Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Central Africana, Chade, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Equador, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné, Gabão, Gambia, Gana, Guiné-Bissau, Guiana, Quênia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Suriname, Togo, Trinidad e Tobago, Uganda, e Venezuela.

O QUE CAUSA
Doença considerada grave transmitida pelos mosquitos aedes aegypti e haemagogus, a febre amarela causa primeiramente febre alta, cansaço, dores de cabeça e muscular, náusea e vômito nos primeiros três dias. Em um estágio mais avançado, porém tratado como raro, traz insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas, além de icterícia, que deixa os olhos e a pele amarelados.

Tópicos relacionados