Janize Colaço   |   16/11/2016 19:52

Terrorismo: mortes subiram 650% em 34 países

O número total de mortes causadas pelo terrorismo sofreu uma redução de 10% em escala global, de acordo com um levantamento feito pelo Global Terrorism Index (GTI). Segundo os dados obtidos, a retração se deve, sobretudo, por conta do aumento do impacto geral do t

nrkbeta/Flickr

O número total de mortes causadas pelo terrorismo sofreu uma redução de 10% em escala global, de acordo com um levantamento feito pelo Global Terrorism Index (GTI). Segundo os dados obtidos, a retração se deve, sobretudo, por conta do aumento do impacto geral do terrorismo em mais países em 2015. No entanto, em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) houve um aumento de 650% no número de fatalidades em 2015.

Segundo o levantamento, o número total de mortes causadas pelo terrorismo caiu para 29.376 mil ocorrências em 2015, revertendo uma tendência de crescimento dos últimos quatro anos. Ainda de acordo com os dados, as intervenções militares contra o Estado Islâmico (EI), no Iraque, e o Boko Haram, na Nigéria, resultaram em uma redução de 32% em mortes nos dois países. Contudo, embora ambos grupos terroristas tenham sido enfraquecidos em suas terras natais, essas organizações se propagaram para outros países, elevando o impacto do terrorismo no resto do mundo e contribuindo para uma deterioração de 6% na pontuação geral do GTI neste ano.

Em países da OCDE, as táticas transnacionais do EI, em combinação com os ataques pessoas inspiradas pelo grupo, mas que atuaram de maneira independente, contribuíram para um aumento das fatalidades. Países como a Dinamarca, França, Alemanha, Suécia e Turquia registraram a maioria das mortes decorrentes do terrorismo em um só ano desde 2000. Mais da metade das 577 mortes estavam relacionadas ao Estado Islâmico, cujos ataques em Paris, Bruxelas e Ankara ficaram entre os mais devastadores da história destes países.

Para o presidente executivo do Instituto para Economia e Paz (IEP), Steve Killelea, "o relatório do GTI deste ano ressalta o conjunto mais complexo de dinâmicas no terrorismo global nos últimos 16 anos. Enquanto por um lado a redução de mortes é positiva, a intensificação contínua do terrorismo em alguns países e sua propagação para outros é uma causa séria para preocupação e destaca a fluidez das atividades terroristas modernas”.

ECONOMIA
O impacto econômico global do terrorismo afetou US$ 89,6 bilhões em 2015. O Iraque foi o país mais prejudicado, tendo 17% de seu PIB afetado pelos ataques. Além dele, Afeganistão, Nigéria, Paquistão e Síria também registraram grandes impactos na economia.

Além disso, o levantamento ainda demonstra que os cinco países apresentam 72% de todas as mortes devido ao terrorismo em 2015. Nesses países estão reunidos os quatro grupos terroristas mais perigosos e os responsáveis por 74% de todas as mortes: EI, Boko Haram, Taliban e Al-Qaeda.


*Fonte: Global Terrorism Index

Tópicos relacionados