Maria Izabel Reigada   |   05/03/2013 11:36

Pernoites brasileiros na Alemanha crescem 19%

O Brasil contribuiu significativamente para o crescimento de 8% no total de pernoites de estrangeiros na Alemanha no ano passado.

O Brasil contribuiu significativamente para o crescimento de 8% no total de pernoites de estrangeiros na Alemanha no ano passado. Segundo o Centro de Turismo Alemão (DZT), o país teve 68,8 milhões de pernoites de turistas internacionais, sendo que o Brasil foi responsável por 694.440 pernoites em 2012, ou 19% mais que em 2011. As informações são do Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha, que comemorou o novo recorde de hospedagens estrangeiras registrado no ano passado.

"Os mercados europeus e os países do Bric têm desempenhado um papel importantíssimo nesse resultado para o turismo receptivo na Alemanha. Se esses mercados continuarem a desenvolver essa performance, estaremos no caminho certo para ultrapassar a marca dos 80 milhões de pernoites de visitantes estrangeiros até 2020," avaliou a CEO do Centro de Turismo Alemão, Petra Hedorfer. “Com isso, a Alemanha continua acima da média dos resultados global e europeu”, acrescentou.

Para este ano, a expectativa é manter os 20% de crescimento, e as regiões mais visitadas por brasileiros são a Baviera, seguida por Berlim, Nordhein-Westfalen e Baden Wuerttemberg. Em relação às cidades, 65% dos pernoites dos brasileiros ocorreram nas chamadas "magic cities", sendo que Berlim é a primeira na lista das preferidas, com 179.303 pernoites, seguida por Munique (107.915 pernoites), Frankfurt (54.620 pernoites) e Colônia (21.922pernoites). O Brasil ocupa a oitava posição entre os destinos do ranking da Global Blue, que mede o Tax Free, a devolução do imposto.

Hoje, a chanceler alemã Ângela Merkel participa da cerimônia de abertura da ITB Berlim, que começa amanhã. A Embratur promoveu na manhã de hoje, em Berlim, o workshop Goal to Brazil, comando pelo diretor de Mercados Internacionais do instituto, Marcelo Pedroso, e com a participação da secretária executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, que divulgou agenda de eventos brasileiros na Alemanha.

Tópicos relacionados