Diego Verticchio   |   30/07/2014 10:06

Celebração dos 450 anos do Rio terá países convidados

A ideia é que durante 14 meses (de final de dezembro de 2014 a fevereiro de 2016) os países interessados terão uma grande oportunidade apresentarem um pouco de suas culturas no momento em que o Rio de Janeiro estará em evidência

O Comitê Rio450, criado pela Prefeitura do Rio para pensar em ações e projetos para os 450 anos da cidade que serão comemorados em 2015, está preparando o encontro “O Seu País no Palco dos 450 Anos". A ideia é que durante 14 meses (de final de dezembro de 2014 a fevereiro de 2016) os países interessados terão a oportunidade de apresentar um pouco de suas culturas no momento em que o Rio de Janeiro estará em evidência.

Para apresentar a ideia, o Comitê Rio450 reuniu consulados e representações diplomáticas com sede na cidade no Museu de Arte do Rio (MAR) para falar do projeto.

"Queremos que os consulados façam parte dos eventos, recheando o calendário das comemorações. Que possamos usar o ano de 2015 como um grande palco em que todas as culturas do mundo que estão presentes no Rio de Janeiro possam desfilar como se fossem um grande carnaval com a duração de 14 meses. Nossa proposta é que os consulados se aproveitem desse grande palco para trazer elementos da sua cultura nacional e que esses elementos sejam grandes presentes aos cariocas", afirmou o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero (foto).

O auge do calendário será o mês de março de 2015, com cinco finais de semana temáticos inspirados em expressões tipicamente cariocas. No resto do ano, festas tradicionais da cidade vão ganhar uma roupagem especial. As seis ideias escolhidas pela população por meio de uma consulta pública serão implementadas em outubro.

"Nos 400 anos tivemos a participação muito ativa dos países amigos do Brasil, que deram presentes para a cidade, inclusive concretos, como os monumentos de D. João VI, na Praça XV; o Sibélius, na Gávea; e o Cuauthémoque do México, no Flamengo. Queremos repetir esse engajamento. Por isso, contamos com os consulados para que apresentem projetos como os daquela época e também como os de agora, no período da Copa do Mundo, como a Casa da Rússia no MAM e os 145 ursos na orla da Praia do Leme, da exposição `Buddy Bears - A Arte da Tolerância`, celebrando o ano da Alemanha no Brasil", concluiu.

Tópicos relacionados