Claudio Schapochnik   |   08/04/2015 12:31

Aparecida (SP) quer turistas da América Latina

Localizada no Vale do Paraíba e visitada por mais de 12 milhões de visitantes por ano, a cidade que abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida quer receber mais turistas entre segunda e quinta-feiras e dos países latino-americanos

APARECIDA (SP) - Localizada no Vale do Paraíba e visitada por mais de 12 milhões de visitantes por ano, a cidade que abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida quer receber mais turistas entre segunda e quinta-feiras e dos países latino-americanos. Esses são os principais objetivos, junto com o fomento do turismo religioso no Brasil, do Primeiro Encontro Empresarial de Turismo Religioso, realizado hoje na Pousada Bom Jesus.

O Encontro Empresarial de Turismo Religioso é uma realização do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico (Sinhores) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

"Aparecida está preparada para receber novos turistas e é isso que nós queremos, em parceria com as operadoras Braztoa", disse, na abertura do evento, nesta manhã, o presidente do Sinhores, Ernesto Elache. "Esses novos turistas são os brasileiros que possam nos visitar entre segunda e quinta, quando a cidade está bem mais calma, pois de sexta a domingo, recebemos cinco vezes a nossa população de 36 mil habitantes, ou seja, cerca de 180 mil turistas", explicou Elache.

O dirigente sindical também aposta na pormoção do destino junto aos países latino-americanos, "cuja população é majoritariamente católica e teria interesse, sim, em conhecer a nossa basílica e as demais atrações de âmbito religioso".

Também presente no evento, Geisa Santos, da Diretoria de Produtos e Destinos da Embratur, disse que participa para "justamente buscar mais informações e dados para, em Brasília, podermos trabalhá-los com vista a promover Aparecida no Exterior".

"FUTURO GRANDIOSO"
Para o presidente em exercício da Braztoa, José Eduardo Barbosa, o segmento Turismo Religioso é "importante para a maioria das operadoras associadas, no entanto os destinos ficam no Exterior".

Segundo Barbosa, o Turismo Religioso realizado no Brasil tem um "futuro grandioso". Para ele, "as operadoras podem contribuir, sim, em ser mais um canal de distribuição de Aparecida. Queremos agregar". "Ainda faltam algumas mudanças, mas o que já tem e o que já conheci dá para fazer muita coisa, inclusive com o mercado externo."

REDE HOTELEIRA
De acordo com o Sinhores, Aparecida tem 198 meios de hospedagens, com um total de 34 mil leitos. "E estamos em expansão, não apenas com novos hotéis, mas os atuais construindo mais apartamentos", destacou Elache.

"Desse total, 1.500 leitos são ilegais. Algum dia, esperamos que as autoridades resolvam esse problema. Queremos que sejam regularizados", finalizou ele.

Depois de um workshop entre fornecedores da região e operadores da Braztoa, o Encontro Empresarial de Turismo Religioso segue agora para o almoço. À tarde, o evento prossegue com duas apresentações e uma missa na Basílica de Aparecida.

A reportagem dos Portais Panrotas e PanHotéis viaja a convite do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico

Tópicos relacionados