Fernanda Cordeiro   |   20/06/2016 08:35

Currículo: sete erros para não cometer no documento

Currículos muito longos ou com informações imprecisas não são bem vistos

Shutterstock

Se você vai entrar ou está tentando uma recolocação no mercado de trabalho sempre bate aquela dúvida sobre o currículo. Será que está certo? Precisa ou não de foto? Três páginas é muito?

Antes de mais nada, é preciso pensar que o currículo é a primeira parte de você que o recrutador terá contato. Por isso é indispensável que ele seja o ideal para a vaga e não tenha nenhum erro que pode ser determinante para sua contratação.

FALTA OU EXCESSO DE DADOS PESSOAIS
Não é admissível enviar um currículo que não tenha dados como idade, contatos e endereço residencial. Enviar o documento sem essas informações é um dos maiores erros que pode ser cometido. No entanto, fotos, número do CPF e do RG não precisam constar no documento, a não ser que seja solicitado pelo entrevistador.

NÃO MINTA
Este pode ser um dos piores erros que os candidatos ao emprego podem cometer. Não aumente seu nível em línguas nem cite qualificações que você não tem. Pois se o seu currículo for selecionado, a mentira pode ser descoberta na entrevista, o que, com certeza, será muito pior.

Shutterstock

ATENÇÃO À GRAMÁTICA
Nada pior do que se candidatar a uma vaga de emprego e enviar um currículo com erros de português. Caso isso aconteça, pode ter certeza que não vai passar despercebido pelo recrutador - e não causará uma boa impressão. Use o corretor, dê para outra pessoa revisar e fique atento ao que você escreve para evitar erros desse tipo.

NÃO EXAGERE NA FORMATAÇÃO
A não ser que a vaga exija, ou seja complementar a ela, formatações muito criativas e extravagantes podem confundir o recrutador. Fontes clássicas, como Times New Roman e Arial, na cor preta, são as mais recomendadas para evitar desconfortos.

INFORMAÇÕES CLARAS E OBJETIVAS
Deixe claro logo no início do documento o objetivo profissional, nível de experiência e área que deseja atuar. É importante também fazer uma pequena descrição das experiências profissionais quando for mencionar todas as funções que já teve, mas não escreva demais. O ideal é sintetizar o antigo trabalho em poucas linhas.

Shutterstock

TIMING
Falar de pretensão salarial no currículo não pega bem e é considerado fora de timing por muitos recrutadores. A remuneração é algo que quase sempre só é discutido na entrevista e não precisa ir estampado no currículo. Em caso de ter solicitado pelo empregador, coloque apenas a última remuneração.

TAMANHO
Nada de currículo com três páginas. O tamanho ideal do documento é uma página, no máximo duas. O recomendado é que, de acordo com a vaga, o candidato tire ou coloque empregos semelhantes para não deixar o documento muito longo.


*Fonte: Você S/A

Tópicos relacionados