Giovanna Tedeschi   |   11/07/2016 16:02

Novo imposto prejudica turismo na Tanzânia

A taxa cobrada é de 18%

No início deste mês, o governo da Tanzânia estabeleceu um novo imposto de 18% para uso de transporte, dos parques, de acampamentos e para observação da vida selvagem.

O SafariBookings.com, site especializado na venda de tours e safáris africanos, afirma que a nova medida está gerando caos na indústria, fazendo com que os operadores tenham de cobrar este tipo de taxa por um serviço que já havia sido pago pelo cliente. A empresa afirma que agora é constantemente "bombardeada" por e-mails de compradores, inconformados de que o preço dos safáris está dezenas ou centenas de dólares mais caro.
Thinkstock
O safári é o maior pólo do turismo na Tanzânia

O maior problema foi o curto aviso prévio, uma vez que o governo propôs a mudança no início de junho, a aprovou no dia 23 e a implementou no primeiro dia do mês seguinte. A maioria destes safáris é reservada com bastante antecedência e não houve tempo para que os operadores incorporassem o novo imposto aos preços cobrados normalmente.

Apesar de o Turismo ser cobrado na Tanzânia nos últimos anos, um dos sócios do SafariBookings.com, Wouter Vergeer, acredita que o novo imposto pode prejudicar bastante o país. “O Quênia, muito próximo, oferece safáris muito mais baratos, além de ótimos destinos. O maior medo é o dano que isso pode causar a indústria da Tanzânia a longo prazo.”


*Fonte: Travel Weekly

Tópicos relacionados