Janize Colaço   |   03/10/2016 10:25

Mercado exige novo papel e atribuição profissional de CIO

De acordo com a pesquisa anual realizada pelo Gartner com CIOs latino-americanos, os profissionais da área estão deixando de focar em estratégias de crescimento, tendo por objetivo principal a otimização de custos e diminuição de gastos.

Shutterstock
De acordo com a pesquisa anual realizada pelo Gartner com CIOs latino-americanos, os profissionais da área estão deixando de focar em estratégias de crescimento, tendo por objetivo principal a otimização de custos e diminuição de gastos.

Embora tenha surgido inicialmente como uma evolução do cargo de diretor de TI das organizações, o CIO (sigla em inglês para Chief Information Officer) tornou-se uma peça importante dentro das organizações quando as tecnologias evoluíram e acabaram permeando, de maneira contundente, todas as áreas de negócio. As evoluções se mostraram tão significativas que muitas vezes parecia ser impossível dissociar os processos críticos de uma companhia das ferramentas que os instrumentalizam.

No entanto, apesar de sua indispensabilidade, no Brasil a função de TI ainda é vista como uma geradora de despesas ao invés de uma ferramenta viabilizadora de estratégias de negócios. Países com maiores índices de competitividade, como os Estados Unidos, todavia, investem mais no setor.

MUDANÇAS NECESSÁRIAS
O alto nível de especialização técnica e foco na gestão de orçamento contribuiu para que o CIO sofresse um “engessamento” imposto por outros stakeholders, como o CEO, CFO ou acionistas. O novo CIO, contudo, precisa ser mais generalista, entendendo os principais pontos de cada área de negócio e, assim, poder atuar e apoiá-las devidamente.

Além disso, o profissional precisa conhecer profundamente o segmento de mercado que a organização se insere para poder ser capaz de usar e fazer uso das tecnologias adequadas e, assim, poder gerar o maior valor a seus clientes, funcionários e comunidade.

MERCADO
É visível que o mercado está cada vez mais competitivo e que os executivos com maiores experiências saem na frente, sem deixar de lado a importância da tecnologia. Ainda segundo a pesquisa do Gartner, os profissionais da área precisam se adaptar às mudanças de segmentos e fazer com que a área de TI deixe de ser apenas um departamento de suporte ao dia a dia da operação e passe a ser uma área essencial aos objetivos do negócio, ajudando as companhias a atingirem suas metas.

Em um mundo em que tendências como a transformação digital já estão modificando as relações profissionais e a dinâmica dos resultados de uma companhia, o CIO que compreender mais rapidamente o seu papel estratégico será o executivo que conquistará um lugar cativo ao lado do CEO.

Tópicos relacionados