Victor Fernandes   |   21/08/2017 15:00

Dez livros que são uma aula de empreendedorismo; veja

Se preparar é essencial quando se trata de abrir o próprio negócio. E uma maneira de se fazer isso é entendendo como os grandes empreendedores obtiveram sucesso a partir de seus livros.

Geralmente, o melhor jeito de se aprender é na prática. Mas, quando se trata de abrir o próprio negócio, os riscos são maiores, principalmente financeiramente.

Então, se preparar é essencial nesse caso. E uma maneira de se fazer isso é entendendo como os grandes empreendedores obtiveram sucesso a partir de seus livros.

Pensando nisso, a Exame consultou o cofundador do Rock Content, Diego Gomes; o fundador do Hotel Urbano, José Eduardo Mendes; o mentor Endeavor e sócio da Organica, Renato Mendes; e o CEO da Rakuten Digital Commerce, René Abe.

Os empreendedores brasileiros recomendaram obras fundamentais para entender como é abrir e gerenciar a própria empresa.

Veja os dez livros abaixo.

CRIATIVIDADE S/A
Divulgação Rocco
Este livro conta a história de um dos mais importantes e lucrativos estúdios de animação da atualidade: a Pixar. Foi escrito por Edwin Catmull, co-fundador do estúdio.

A recomendação foi de René Abe. Este chama a atenção para como Catmull cita o trabalho em equipe da Pixar. O grupo de profissionais qualificados faz críticas e propõe soluções para problemas nos projetos do estúdio.




ELLON MUSK
Divulgação Intrínseca
Neste, o jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações de Ellon Musk. Um dos empreendedores mais excêntricos e visionários da atualidade.

“É quase impossível falar em inovação e empreendedorismo e não o citar. Musk quer transformar as formas como nos locomovemos, nos comunicamos e utilizamos a tecnologia para tornar nosso dia a dia mais prático”, afirma René Abe.



HIGH OUTPUT MANAGEMENT
Divulgação Vintage
O livro ainda não traduzido para o português, é basicamente um guia da administração. Seu autor, Andrew Grove, é fundador da Intel. Dentre várias outras coisas, o livro ensina como fazer um recrutamento preciso.

“O ex-CEO da Intel costumava dar lições de gestão para sua equipe. Esses ensinamentos são preciosíssimos e me inspiraram muito sobre o desafio de liderar pessoas”, afirma Diego Gomes, que recomendou a leitura.




O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS
Divulgação Martins Fontes
Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia.

Segundo Renato Mendes, “costumamos ouvir os empreendedores enfatizando a boa parte de ter um negócio, mas esse livro mostra o lado contrário. Você aprende muito, porque é uma obra muito real, com o lado cruel do empreendedorismo. ”



A MARCA DA VITÓRIA
Divulgação Sextante
Tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil. Phil Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte.

“Nessa obra, o leitor confirma que toda operação comercial tem seus altos e baixos, além de concluir que a vitória é resultado de persistência e gestão de valores”, afirma Abe.





NADA EASY
Divulgação Easy
Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta a sua ideia, ainda mais em um cenário hostil como o mercado brasileiro.

“A maior qualidade de um empreendedor é não ter medo de errar, tomar riscos e de eventuais fracassos. Quando observo o Tallis, percebo nele essas qualidades”, afirma José Mendes, fundador do Hotel Urbano.





ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS
Divulgação HSM
Os autores Michael S. Malone, Salim Ismail e Yuri Van Geest, da Singularity University, pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo. Entrevistando mais de 70 líderes globais e pensadores, trouxeram uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais.

“O livro é base para quem quer entender o mindset da nova economia. Mostra por dentro o funcionamento de startups de alto impacto, como os seus empreendedores pensam, como se organizam e como atuam”, explica Mendes, da Organica.

SEM LIMITES – A HISTÓRIA DA NETSHOES
Divulgação Gente
O livro conta a história de dois primos de ascendência armênia, Marcio Kumruian e Hagop Chabab, que em 2000 abriram uma loja de calçados na rua Maria Antônia, na capital paulista, e a transformaram na maior varejista digital de itens esportivos da América Latina.

“O livro e a trajetória da Netshoes são o maior case recente de uma empresa brasileira que cresceu e escalou em alta velocidade”, afirma Diego Gomes. “É inspirador ver o quão longe um empreendedor brasileiro pode chegar”, completa.



A STARTUP ENXUTA
Divulgação Casa da Palavra
Eric Ries criou uma abordagem revolucionária de administração, que transformou a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

“Esse livro é leitura indispensável se você quer tirar um projeto do papel. O autor criou um grande movimento que vem ajudando diferentes tipos de negócios tecnológicos a decolarem”, diz Abe.




SUPERE O NÃO: NEGOCIANDO COM PESSOAS DIFÍCEIS
Divulgação Best Seller
O especialista William L. Ury apresenta no livro táticas infalíveis para negociar com qualquer tipo de pessoa. Fornecendo estratégias para todas as situações de negociação possíveis, apontando alternativas eficientes e maneiras de identificar e neutralizar os truques de seu oponente.

“É um guia apurado de como reverter os ‘nãos’ que todo empreendedor encontra em sua jornada para ingressar ou mesmo crescer em seu ramo de atuação”, avaliou René Abe.


*Fonte: Exame

conteúdo original: http://abr.ai/2hXIyyr

Tópicos relacionados