Brunna Castro   |   18/08/2017 19:45

Turismo em evidência: o marketing em destinos competitivos

SALVADOR - Utilizar exemplos inspiradores é um caminho para que destinos nacionais possam realizar uma promoção turística mais eficiente.

SALVADOR - Utilizar exemplos inspiradores é um caminho para que destinos nacionais possam realizar uma promoção turística mais eficiente. Nesse sentido, o segundo dia do Fórum Turistic Brasil, que promove desde ontem (8) discussões sobre inovação para tornar o setor mais competitivo, contou com apresentações de destinos como Ilhas Baleares, Bonito e Maceió, que mostraram as iniciativas de marketing e promoção nas quais investem.
Brunna Castro
Segundo dia do Fórum Turistic Brasil 2017 apresentou exemplos de destinos com promoção turística bem sucedida
Segundo dia do Fórum Turistic Brasil 2017 apresentou exemplos de destinos com promoção turística bem sucedida
DESTINOS NACIONAIS
Com 35 atrativos turísticos - entre cachoeiras, grutas, áreas para rappel, entre outros -, Bonito (MS) apresentou como é feita a gestão do Turismo a partir da secretaria municipal. Um dos pontos destacados pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS), Augusto Mariano, foi o fato de todos os atrativos da cidade contarem com sistema de reserva on-line, além de vouchers digitais que possibilitam o controle do número de visitantes, mantendo o total dentro do permitido por lei.

A cidade de Maceió, por sua vez, apresentou alguns dos planos que a secretaria municipal de Turismo, em parceria com a iniciativa privada, está desenvolvendo para o destino. Seguindo o conceito de "cidade resort" graças às características geográficas, a capital alagoana deverá investir nos 30 quilômetros de litoral ainda não explorados - sendo que o total é de 40 quilômetros. Os projetos incluem estações elevatórias para melhorar a balneabilidade, que devem ficar prontas para o próximo verão, e qualificação dos prestadores de serviço da orla (este ainda dependendo da contratação de um parceiro privado).

"Cerca de 90% do nosso recurso é voltado para a área de marketing", destacou o secretário Jair Galvão, apresentando os investimentos na marca "Experimente Maceió".

DESTINOS INTERNACIONAIS

Com um total de 15 milhões de turistas recebidos em 2015, as ilhas Baleares - Malorca, Ibiza, Menorca e Formentera - já se mostram um destino consolidado. Isso, no entanto, não significa que não há espaço para inovações e novas ideias. O representante da Agência de Promoção do Turismo das Ilhas Baleares, Pere Muñoz, apresentou os esforços do destino para quebrar a sazonalidade com uma nova estratégia: a marca Better in Winter (melhor no inverno, em tradução do inglês). A ideia é trazer os turistas também no inverno, uma vez que o destino "já está lotado durante o verão", possibilitando assim o desenvolvimento de novos produtos em gastronomia, cultura, esportes e patrimônio.

Tópicos relacionados