Renê Castro   |   28/05/2015 15:18

Canadá inicia projeto para desburocratizar visto

O governo canadense aproveitou o Rendez-vous para fazer um anúncio que pode mudar radicalmente a relação do país com os mercados internacionais.

NIAGARA FALLS – O governo canadense aproveitou o Rendez-vous para fazer um anúncio que pode mudar radicalmente a relação do país com os mercados internacionais. Trata-se da Electronic Travel Authorization (ETA), um projeto baseado na desburocratização da emissão do visto canadense.

A implementação do sistema eletrônico é uma realidade, mas deve começar a gerar resultados efetivos apenas a partir de março do próximo ano, por conta de uma série de análises que ainda estão em andamento. A implementação deve ocorrer de forma fragmentada, com prioridade aos mercados que já iniciaram diálogo sobre a tecnologia.

“A ETA é uma novidade que possibilita ao viajante realizar, em instantes, todo o requerimento exigido pelo governo canadense para entrada no país. Será cobrado apenas sete dólares canadenses por autorização e ela terá validade de cinco anos. Estamos dando um passo importantíssimo para continuar desenvolvendo o Canadá como um destino de qualidade e fácil acesso”, declarou o ministro de Cidadania e Imigração do país, Chris Alexander.

COMO FUNCIONA
A Autorização Eletrônica de Viagem será destinada a estrangeiros (com exceção dos cidadãos norte-americanos) que pretendem visitar o país por via aérea e que já emitiram o visto canadense ou norte-americano ao menos uma vez nos últimos dez anos. De forma prática, a grande vantagem será não ter de passar pelo processo de solicitação de visto pela segunda vez, além do fato de poder utilizar o visto norte-americano para solicitar a autorização de viagem para o Canadá. Vale informar, porém, que a ETA é válida apenas para viajantes a lazer ou negócios. Vistos para estudos ou trabalho seguem com o mesmo procedimento.

“A não exigência de visto não é uma realidade para nós, já que prezamos pela segurança dos cidadãos canadenses. De qualquer forma, estamos abrindo a possibilidade para mercados importantes, como México e Brasil, incrementarem ainda mais a visitação ao Canadá”, completou Alexander, sinalizando que México será um dos primeiros países a observar a implementação do sistema. Bulgaria e Romênia também estão na lista.
Em conversas com representantes do Ministério de Cidadania e Imigração, a reportagem do Portal PANROTAS foi informada que o governo brasileiro ainda não foi consultado sobre a novidade, mas a expectativa é que as conversas iniciem ainda este ano, possibilitando a implementação da ETA até o final de 2016.

Mais informações sobre o Electronic Travel Authorization no site www.cic.gc.ca/eta.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Destination Canada, com proteção Vital Card

Tópicos relacionados