Maria Izabel Reigada   |   01/06/2016 10:02

Trade pede apoio da CTur em projetos estratégicos

O fim dos vistos para turistas estrangeiros e um novo modelo de financiamento da Embratur foram duas das propostas que lideranças do trade turístico apresentaram ontem ao deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara. A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serv


Divulgação/CTur
Deputado Herculano Passos recebe lideranças do trade em primeiro encontro para ouvir demandas do setor

BRASÍLIA – O fim dos vistos para turistas estrangeiros e um novo modelo de financiamento da Embratur foram duas das propostas que lideranças do trade turístico apresentaram ontem ao deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara. A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defenderam a mudança no financiamento da Embratur, aumentando assim a divulgação internacional do Brasil.

O diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, que acompanhou a reunião, Jun Yamamoto, concordou. “A imagem que o turista estrangeiro tem do País remonta à década de 70 – turismo sexual, mulheres nuas e selva – e aos problemas atuais, como o zika vírus”, disse. “O Brasil teria que aproveitar o momento das Olimpíadas, em que toda a atenção estará voltada para o país, e trabalhar uma imagem integrada entre todos os setores, como fez Londres nas Olimpíadas de 2012”, comparou.

O fim da exigibilidade de vistos para turistas estrangeiros ou a desburocratização nos procedimentos também foram apresentados ao presidente da Comissão de Turismo. Para o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno, a desburocratização para a obtenção de vistos beneficiaria diretamente o setor hoteleiro. “Muitos resorts estão apresentando problemas de caixa e cancelando a participação em feiras. A entrada internacional, com a liberação de vistos, seria uma solução, tendo em vista que os outros países da América do Sul não têm enviado tantos turistas como se esperava”.

Para tratar do tema, o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, sugeriu que seja solicitada audiência com o novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra. “Esse é o primeiro encontro de uma série que vamos fazer com as entidades do turismo para ouvir as demandas e para que vocês nos ajudem a compor nossa agenda de trabalho até o final do ano”, esclareceu o deputado Herculano Passos, sobre o encontro.

COMISSÃO DE TURISMO
Hoje, a Comissão de Turismo realiza audiência pública para debater a criação de uma mídia positiva ao turismo brasileiro no Exterior. “O Brasil é lembrado pela grande mídia de outros países apenas quando o assunto são escândalos políticos ou grandes tragédias, afetando nossa imagem aos olhos de estrangeiros, que poderiam ser potenciais visitantes do País", lamentou Herculano Passos. Participarão do debate representantes da Embratur; da Confederação Nacional do Turismo; da Abear e da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão. A audiência ocorre às 15h, no Plenário 5, Anexo II, da Câmara dos Deputados.

Tópicos relacionados