Henrique Santiago   |   22/06/2016 16:11

Avião cruza o mundo apenas com energia solar; confira

Você se arriscaria a pegar um voo sem combustível? Enquanto fabricantes produzem aviões sustentáveis, mas ainda com querosene no tanque, os visionários suíços Bertrand Piccard e André Borschberg criaram um modelo que voa apenas com a energia do


Você se arriscaria a pegar um voo sem combustível? Enquanto fabricantes produzem aviões sustentáveis, mas ainda com querosene no tanque, os visionários suíços Bertrand Piccard e André Borschberg criaram um modelo que voa apenas com a energia do sol. Isso mesmo, sem qualquer emissão de poluentes no ar.

Apesar de ter a sustentabilidade em todo seu projeto, o avião solar, chamado Solar Impulse 2, é a prova, segundo seus criadores, que tecnologias limpas podem chegar a objetivos considerados impossíveis.

Sem consumir uma gota de combustível, a aeronave quebra recordes. O maior deles até o momento é o tempo de voo: 117 horas e 52 minutos de Nagoya (Japão) até Havaí (Estados Unidos), registrado em 2015.

Após esse número, os criadores decidiram levar o avião sustentável em uma turnê pelo mundo entre março de 2015 e junho deste ano. São 15 destinos percorridos ao redor do mundo. O primeiro deles foi Muscat (Omã). Atualmente em Nova York, penúltima parada, o jato encerrará sua cruzada pelo Atlântico em Sevilha (Espanha).

“Para construir um avião com o tamanho de um [Boeing] 747 e o peso de um carro, algo considerado impossível pela indústria da aviação, nós tivemos de desenvolver o raciocínio correto a fim de superar os limites da tecnologia. Nós desenvolvemos soluções para fazer nossas aeronaves muito eficiente em energia. Todas essas tecnologias podem ser usadas hoje em outras aplicações para tornar nosso mundo mais eficiente”, explicou André Borschberg.

Com capacidade para um piloto – ambos os criadores se revezam nesta façanha -, o Solar Impulse 2 tem 72 metros de envergadura, pesa 2,3 toneladas e totaliza 17.247 células solares. Além disso, tem quatro hélices e baterias, chega a uma altitude de 8,5 mil metros e voa com uma velocidade média de 75 quilômetros por hora, mas já alcançou 216 quilômetros por hora.

A aventura pode ser acompanhada em tempo real no Youtube. Clique aqui e assista. Um canal no mesmo endereço publica todas as rotas percorridas. Confira mais informações aqui também.

Tópicos relacionados