Roberta Queiroz   |   23/06/2016 16:32

Conheça a Hello, a rede social do criador do Orkut

A proposta do criador do Orkut é que a startup seja um espaço onde “medo e ódio não têm lugar” e dedicada para “amizades verdadeiramente profundas” – uma crítica óbvia à superficialidade do Facebook e constatada na

Scraps, depoimentos e comunidades. Estas são apenas algumas das muitas funções que nos deixam com saudade do Orkut. Um sentimento que pode ser curado em breve com a chegada da Hello Network, a nova rede social assinada por Orkut Buyukkokten.

Reprodução/Twitter Hello
Buyukkokten desativou o Orkut em 2014

A Hello começou a ser desenvolvida em 2014 a partir de uma parceria entre Buyukkokten e o engenheiro de software John Murphy. A plataforma já foi lançada no Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália. Enquanto isso, nós, brasileiros, iremos conhece-la em agosto.

Reprodução/Twitter Hello
Hello quer minimizar o monopólio do Facebook

A proposta do criador do Orkut é que a startup seja um espaço onde “medo e ódio não têm lugar” e dedicada para “amizades verdadeiramente profundas” – uma crítica óbvia à superficialidade do Facebook e constatada na carta de Buyukkokten sobre a estreia da Hello. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, argumentou.

Para transpor a popularidade do Facebook, a nova rede aposta no forte apelo ao mobile, em novas formas de conexão e na partilha de interesses comuns. “Eu inventei a Hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões. Hello é provavelmente a palavra mais falada no mundo, depois de 'Ok'. Olá, Oi, alô, holá, Aló, halo, allo, hallo, alló, hello”, afirmou Buyukkokten, lembrando da palavra em diversos idiomas.

COMO FUNCIONA
Os grupos no Facebook, ou as comunidades do saudoso Orkut, são encontrados na Hello na aba “Personas”. A linha do tempo, com atualizações de seus amigos, faz parte do “Folio”, uma seção repleta de elementos visuais que lembram o layout do Instagram.

Reprodução/Twitter Hello
Uma das interfaces da rede

Até aí, nenhum quê de exclusividade. A inovação fica por conta do “Match”, uma função similar ao Tinder e que une pessoas automaticamente com base nos interesses em comum. Diferente do Tinder, o “Match” acontece para qualquer tipo de relacionamento.

Tópicos relacionados