Ana Luiza Tieghi   |   08/03/2017 15:59

Airbus lança conceito de veículo autônomo que voa

A Airbus e a Italdesign, empresa especialista em design para transporte, anunciaram na terça-feira (7), durante o 87º Salão Internacional de Automóveis em Genebra, o modelo Pop.Up. É uma cápsula que se locomove tanto em meio terrestre, em cima de um mó

Sair voando do meio de um congestionamento é um sonho que está mais próximo de se tornar realidade.

A Airbus e a Italdesign, especialista em design para transporte, anunciaram na terça-feira (7), durante o 87º Salão Internacional de Automóveis em Genebra, o modelo Pop.Up.

É uma cápsula que se locomove tanto em meio terrestre, em cima de um módulo com rodas, ou pelo ar, com um módulo que possui oito motores rotativos.

Airbus/Divulgação
O Pop.Up, conceito de veículo elétrico multimodal da Airbus
O Pop.Up, conceito de veículo elétrico multimodal da Airbus

O novo veículo é elétrico, não emite gases e possui piloto automático. Os passageiros poderão interagir com o Pop.Up e pedir uma corrida por meio de um aplicativo. Ele foi pensado para uso compartilhado.

A cápsula comporta dois passageiros e realiza decolagens e aterrissagens verticalmente, assim como um helicóptero.

O veículo possui um sistema de Inteligência artificial que calcula o trajeto do usuário e informa a melhor combinação de transportes (aéreo e terrestre) para que a viagem ocorra sem interrupções.

Airbus/Divulgação
Os módulos do Pop.Up funcionam de forma autônoma
Os módulos do Pop.Up funcionam de forma autônoma

A cápsula mede 2,6 metros de largura por 1,4 de altura e 1,5 de diâmetro. Pelo seu tamanho, pode ser desconectada dos módulos e carregada em trens.

A Airbus não anunciou uma data para o lançamento do projeto.

Tópicos relacionados