Victor Fernandes   |   14/09/2017 12:00

10 anos de Iphone: como a tecnologia mudou as viagens

Há dez anos, a Apple lançou o primeiro iPhone e desde então os aparelhos multitarefas vem transformando o Turismo e o próprio viajar. Atualmente, é quase impensável consultar um mapa de papel ou procurar um ponto de táxi.


Pixabay
Há dez anos, a Apple lançou o primeiro Iphone e desde então os aparelhos multitarefas vem transformando o Turismo e o próprio ato de viajar. Atualmente, é quase impensável consultar um mapa de papel ou procurar um ponto de táxi. Colin Nagy, do portal Skift, compilou as principais mudanças que a tecnologia trouxe à rotina das viagens nos últimos anos. Confira:

  • Os smartphones facilitam a vida e viagens de todos que possuem um. O serviço de localização, o acesso à internet e a possibilidade de estender as funcionalidades com aplicativos são os principais fatores que colaboraram para a transformação do ato de viajar.

  • O serviço de localização não é importante apenas para chamar um Uber ou ver qual o caminho para o destino no Waze. A ferramenta permite identificar qualquer tipo de estabelecimento ao seu redor. Por exemplo, se está em uma cidade que conhece pouco e quer saber os restaurantes próximos a você, são necessários somente alguns toques na tela de seu dispositivo.

  • Outro ponto positivo é a facilidade de comunicação. Viajantes, principalmente corporativos devido à frequência de viagens, podem com seus smartphones manter contato com a família e amigos. O Facetime pode ser considerado a melhor das ferramentas, já que permite a interação através de uma chamada de vídeo.

leo.laempel/Flickr
  • Já a fotografia tem seus prós e contras. O fato de sempre estarmos carregando uma câmera é importante para o registro da viagem, algo comum há muito tempo. No entanto, devido à grande facilidade de tirar uma foto e, em segundos, poder compartilhar ela em redes sociais a experiência pode ser prejudicada, já que ao invés de viver a viagem, estaríamos apenas a registrando e usando para projeção social.

  • E, ainda sobre deixar de aproveitar a viagem devido ao celular, estão aqueles momentos em que anos atrás seriam reservados para apreciar a cidade e assistir as pessoas passarem por você. Com os smartphones, qualquer tempo ocioso é oportunidade para checar as redes sociais, tirar selfies, e fazer qualquer outra coisa inoportuna.

Os celulares atuais, sem dúvidas, facilitaram o viajar, desde o planejamento até a estadia no destino. Mas, como quase tudo, o exagero de seu uso pode ser prejudicial. Basta saber aproveitar as funcionalidades do smartphone e não o deixar atrapalhar a experiência da visita a outro lugar.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2woazBf

Tópicos relacionados