Janize Colaço   |   30/01/2018 17:16

Comprador quer personalização e teme compartilhar dados

Enquanto 65% dos consumidores se dizem frustrados com empresas que deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas, outros 45% se preocupam com a privacidade de seus dados pessoais na hora de assinar serviços inteligentes.

Pixabay

A busca por experiências únicas tem crescido cada vez mais, porém, simultaneamente, os consumidores têm se mostrado temorosos em fornecer dados pessoais para personalização dos serviços.

Segundo um estudo da Accentura, enquanto 65% dos consumidores se dizem frustrados com empresas que deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas, outros 45% se preocupam com a privacidade de seus dados pessoais na hora de assinar serviços inteligentes.

"À medida que tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquinas e assistentes digitais se tornam mais sofisticados e atualizados, as empresas estão criando novos pontos de contato”, afirma o líder da Accenture Strategy no Brasil e América Latina, Vasco Simões.

Ainda de acordo com o levantamento, que contou com a participação de cerca de 1,3 mil brasileiros, há um déficit significativo de confiança digital, que deve ser abordado antes que a verdadeira personalização possa ser entregue. Apesar disso, o público brasileiro destaca que 49% valorizam serviços que identifiquem suas necessidades intuitivamente ao longo do tempo — a fim de customizar recomendações de produtos, conteúdo ou serviços.

Apesar da receptividade à inteligência artificial, a confiança digital ainda é uma barreira para a concretização de experiências relevantes. A maioria dos consumidores brasileiros (93%) alega que é extremamente importante que as empresas protejam a privacidade de suas informações pessoais. Outros 89% afirmam ser frustrante se dar conta de que não se pode confiar no uso adequado de seus dados por algumas empresas.

Além disso, cerca de 41% dos consumidores brasileiros temem que eles acabem sabendo demais sobre eles e suas famílias. Entretanto, 79% esperam que as empresas conquistem sua confiança sendo mais abertas e transparentes sobre como manejam suas informações.

“ As empresas terão cada vez mais dificuldade de conquistar a confiança digital. As preocupações dos clientes irão crescer naturalmente, então é importante que as empresas tenham sistemas de segurança de dados e privacidade ativos, dando aos clientes total controle sobre seus dados, e que sejam transparentes sobre o uso que farão deles", afirma Simões.

Tópicos relacionados