Danilo Teixeira Alves   |   06/12/2015 01:03

Copastur, Reserve e AA emitem 1º tkt NDC nas Américas

Copastur, Reserve e American Airlines são o primeiro piloto do Iata NDC a emitir um bilhete real em ambiente de produção nas Américas

ILHA DE COMANDATUBA (BA) Copastur, Reserve e American Airlines são o primeiro piloto do Iata NDC a emitir um bilhete real em ambiente de produção nas Américas. O projeto em conjunto com o sistema Reserve, a agência Copastur e a American Airlines, com o apoio da Iata, permitiu, hoje, a emissão do primeiro bilhete aéreo ultilizando o padrão NDC 1.1 no Brasil, América Latina, EUA e Canadá. O anúncio foi feito durante o encerramento da convenção anual da Abracorp pelo presidente da Copastur, Edmar Bull, e pelo vice-presidente do Reserve, Luis Vabo.

O NDC é o novo padrão de distribuição de conteudo via XML para reserva e emissão de bilhetes aéreos, promovido pela IATA há mais de três anos, e que vem sendo desenvolvido pelas companhias aéreas com o apoio de empresas de tecnologia do setor, agências e outros importantes “players” do mercado, integrantes do “IATA Strategic Partnership program”, do qual o Reserve é o único representate do Brasil.

As três empresas acordaram em junho de 2015 que o Reserve desenvolveria uma interface “end to end” para reserva e emissão, pela Copastur, de bilhetes aéreos da American Airlines ultilizando o novo padrão NDC v1.1 estabelecido pela Iata. “Nosso propósito é atestar que este é o caminho e que o NDC veio para ficar”, afirmou o presidente da Copastur, Edmar Bull.“Tecnologia e a principal ferramenta dos agentes de viagens, temos que estar na frente sempre”, completou o empresário.

O sistema foi desenvolvido pelo Reserve a partir da integração por conexão direta XML através do Farelogix, hosting de distribuição direta da American Airlines, que testou e homologou a solução “Reserve NDC Agreggator”, com acompanhamento da American Airlines e da Iata.

“Este é apenas o primeiro passo de um importante projeto de acesso a novas possibilidades” explicou a residente do Reserve, Solange Vabo. “Os agentes de viagens poderão ofertar outros serviços para os seus clientes, que serão beneficiados pela objetividade, clareza e transparência do novo processo de compra de bilhetes e serviços associados à sua viagem aérea”, declarou a executiva.

Em comunicado oficial, o gerente regional para as Américas da Iata parabenizou os envolvidos. “Parabenizo a American Airlines, que apoia o novo padrão NDC desde o seu lançamento, a Copastur, que esta abrindo e mostrando o caminho, e o Reserve, por sua obstinação com a inovação”, disse. Thomas Comber, da American Airlines, afirmou que a companhia aérea se sente lisonjeada em dar este importante passo no Brasil.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Abracorp

Tópicos relacionados