Juliana Monaco   |   02/12/2020 15:23

70% dos destinos já flexibilizaram as restrições de viagens

De acordo com a OMT, apenas um em cada quatro destinos continua mantendo suas fronteiras fechadas

Divulgação GRU
152 destinos facilitaram as restrições de viagens, comparado aos 115 registrados em setembro
152 destinos facilitaram as restrições de viagens, comparado aos 115 registrados em setembro
O número de destinos fechados ao Turismo internacional continua diminuindo. De acordo com a oitava edição do Travel Restrictions Report da OMT, 70% de todos os destinos globais flexibilizaram as restrições de viagens impostas durante a pandemia de covid-19. Em comparação, apenas um em cada quatro destinos manteve as fronteiras completamente fechadas aos turistas internacionais.

"O levantamento das restrições de viagens é essencial para impulsionar nossa recuperação dos impactos sociais e econômicos da pandemia. Os governos têm um papel importante a desempenhar, fornecendo orientações de viagens responsáveis e baseadas em dados para eliminar as restrições assim que for seguro", disse o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O estudo revelou que os destinos com pontuações mais altas nos indicadores de saúde e higiene, assim como no índice de desempenho ambiental, estão entre aqueles que flexibilizaram as restrições mais rapidamente. Já os destinos que optaram por manter suas fronteiras fechadas tendem a estar em economias emergentes, com pontuações relativamente baixas nos indicadores de saúde e higiene e desempenho ambiental.

Assim como nas edições anteriores, o novo relatório da OMT divide a análise do destino por regiões. A Europa continua liderando a redução das restrições de viagens, seguida pelas Américas, África e Oriente Médio. Enquanto isso, a Ásia e o Pacífico continuam sendo as regiões com o menor número de restrições flexibilizadas e com o total fechamento das fronteiras para o Turismo internacional.

Tópicos relacionados