Victor Fernandes   |   02/10/2020 10:06

Santur lança ferramenta com dados de Santa Catarina

O Almanach reúne dados abertos de órgãos oficiais e pretende contribuir para gestão do Turismo

Divulgação
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou uma nova ferramenta para auxiliar na gestão e governança do Turismo no Estado. O Almanach, nome escolhido para o projeto, reúne dados abertos de órgãos oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação.

A cerimônia de lançamento, realizada na sede da Santur, em Florianópolis, contou com a presença do governador Carlos Moisés, representantes do trade turístico e de entidades do setor. Na ocasião, também foi lançado o programa Viaje+SC, de incentivo ao Turismo seguro.

O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, destacou a relevância da nova ferramenta para Santa Catarina. "Com o Almanach, as decisões do Turismo estarão amparadas em informações e análises mais precisas, seja num cenário mais global ou por segmento", afirmou.

O governador Carlos Moisés afirmou que os dois projetos terão um impacto bastante positivo no Turismo de Santa Catarina futuramente. "Hoje, a Santur apresenta dois importantes projetos para o trade turístico e para todos que atuam no fomento do setor. O Almanach vem para oferecer dados de tudo o que Santa Catarina tem", disse.

A finalidade do Almanach é disponibilizar, de maneira organizada e funcional, um conjunto de números do setor para auxiliar os gestores públicos e privados na tomada de decisões, na medida em que ajuda a mensurar o impacto do Turismo nos municípios, regiões e Estado.

A ferramenta, conforme explicou o gerente de Inteligência de Mercado da Santur, Renato Tristão, é um facilitador na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs), possibilitando uma leitura geral ou segmentada do setor em Santa Catarina. São informações como número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outros.

Outra funcionalidade disponível é o mapeamento das palavras mais buscadas na internet, um indicador da preferência dos usuários nas pesquisas online relacionadas a destinos turísticos.

Confira o Almanach.

Tópicos relacionados