Filip Calixto   |   04/09/2019 13:32

Primeira basílica brasileira completa 110 anos de sagração

O título basilical foi concedido em 1908, pelo Papa Pio X. Atualmente, o Brasil possui 71 basílicas, sendo que duas delas estão localizadas em Aparecida.

Thiago Leon/Divulgação
A Basílica Velha de Aparecida foi sagrada há 110 anos
A Basílica Velha de Aparecida foi sagrada há 110 anos
Primeira basílica do Brasil, a Basílica Velha de Aparecida, no interior de São Paulo, completa amanhã (5) completa 110 anos de sagração. O título basilical, concedido pelo Vaticano, reconhece o templo como um importante local de peregrinação e devoção católica.

O missionário redentorista, padre Inácio de Medeiros, explica o que dá o título basilical a uma igreja. "Uma basílica é uma estrutura arquitetônica de origem romana que antigamente tinha uma função econômica e jurídica. Depois que a Império Romano se tornou oficialmente cristão, o termo 'basílica' foi utilizado também para referir-se a determinadas igrejas geralmente grandes ou importantes às quais haviam outorgado ritos especiais e privilégios em matéria de culto. Este é o sentido usado hoje, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto religioso", diz.

Medeiros elucida que, embora tenha sido inaugurada em 1888, a então Igreja de Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Basílica Menor no ano de 1908. Um decreto do Papa Pio X concedeu a dignidade ao templo de Aparecida após uma solicitação enviada ao Vaticano pelos bispos brasileiros. Até então, o Brasil não possuía nenhuma Basílica.

Para oficializar a nomeação, o então arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva realizou, no dia 05 de setembro de 1909, a sagração da igreja como Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Como presente pela nomeação, o Papa Pio X enviou à nova Basílica fragmentos dos ossos de São Vicente, mártir espanhol do século IV, bem como uma pedra com seu sangue. O Vaticano também ofertou o gonfalone - uma espécie de guarda-chuva listrado com as cores da Santa Sé - e o tintinabulo - haste com um pequeno sino, tocado nas procissões -, insígnias que distinguem uma Basílica. Tanto as relíquias quanto os artefatos podem ser vistos até hoje pelos que visitam o templo.

Basílicas pelo Brasil

Atualmente, o Brasil possui 71 basílicas, sendo que duas delas estão localizadas em Aparecida. O último templo brasileiro a receber este título foi a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto (SP). A determinação do Vaticano foi expedida em março deste ano.

Em todo o mundo, existem apenas 1806 basílicas. Quase 32% delas estão localizadas só na Itália, país que possui 576 templos dessa categoria.

Tópicos relacionados