Artur Luiz Andrade   |   11/10/2016 11:52

A retomada do País em 10 notícias da American Airlines

O Brasil ainda vive sua grave crise econômica, mas alguns setores já começam a mostrar sinais claros de recuperação, apontando para um 2017 de retomada. Um dos setores que mais sofreram com a crise foi o dos voos internacionais. Somente a American Airlines cortou l


Emerson Souza
Dilson Verçosa Jr., diretor Brasil, e José Roberto Trinca, diretor de Vendas da American Airlines
Dilson Verçosa Jr., diretor Brasil, e José Roberto Trinca, diretor de Vendas da American Airlines

O Brasil ainda vive sua grave crise econômica, mas alguns setores já começam a mostrar sinais claros de recuperação, apontando para um 2017 de retomada. Um dos setores que mais sofreram com a crise foi o dos voos internacionais. Somente a American Airlines cortou ligações para os Estados Unidos de Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Recife e Salvador e ainda diminuiu frequências em outros mercados. Mas a situação para os próximos meses já está diferente: da recuperação tarifária à vinda de novos aviões, confira dez sinais de que há sim uma luz além do túnel.

1 – A American Airlines reduz normalmente a frequência de voos na baixa temporada em alguns mercados, como Belo Horizonte e Brasília. Na capital federal, o voo para Miami já se tornou diário de forma fixa, e em Belo Horizonte em vez da redução de sete para três, o que costumava acontecer, o sistema já aponta que serão cinco voos semanais na baixa. A partir de dezembro, o terceiro voo São Paulo-Miami ficará diário para a temporada (é um voo diurno), assim como o segundo Rio-Miami.

2 – Los Angeles está se transformando em um novo hub da empresa, com voos para o Japão e a Ásia em geral, e a American se beneficiou da saída da Korean do Brasil para aumentar sua ocupação na ligação GRU-LAX. Assim, o 777-200 reconfigurado com as novas classes da empresa entrará em operação, oferecendo 64 mais assentos e mais conforto aos passageiros. Ainda em Los Angeles, a companhia está fazendo obras no aeroporto para aumentar seu espaço e atender melhor clientes do Brasil e de todo o mundo.

3 – O 787-900 da American Airlines vai estrear em duas rotas: Dallas-Madri e Dallas-São Paulo. O fato de a empresa colocar uma nova aeronave para o Brasil mostra que as perspectivas são boas e que o mercado continua sendo uma forte aposta.

4 – O diretor geral da American no Brasil, Dilson Verçosa Jr., diz que o interesse pelo País voltou. Uma prova disso é o aumento do call center, que reúne 180 funcionários no Brasil. Somente este ano a companhia contratou 20 novos colaboradores no setor, que fica em São Paulo, e ainda tem oito vagas em aberto, que serão preenchidas em breve.

5 – Apesar do fechamento dos voos de Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Recife e Salvador, a companhia manteve os profissionais de vendas nesses mercados. Não houve demissões, pois há uma demanda a ser atendida e outra potencial que já está retornando.

6 – O Brasil, segundo Verçosa, já está sendo estudado para investimentos a partir de 2017. A companhia pode até retomar ao menos um dos voos cancelados, além de continuar trazendo novas aeronaves. A frota de 777-200 estará totalmente renovada com a configuração que inclui a premium economy até maio do próximo ano. A nova classe, aliás, só será vendida no sistema a partir de fevereiro, apesar de já constar das novas aeronaves.

Divulgação American Airlines
Premium economy
Premium economy

7 – A tarifa média já se recuperou em 34% este ano. Quem não se lembra das promoções a menos de US$ 200 no auge da crise?

8 – Os números de julho em diante já estão mais positivos que negativos. Setembro se mostra o melhor mês, com tudo azul. Mas o brasileiro passou a comprar bem em cima da hora, o que continua sendo um desafio. “Estamos com uma boa tarifa, ocupação e rentabilidade”, afirma Verçosa Jr.

9 – A companhia está otimista também com o encaminhamento da entrada da política de céus abertos, que está atrasada, mas voltou a andar. Isso permitirá uma flexibilidade de operações, inclusive na parceria com a Latam Airlines, outro ponto positivo destacado por Verçosa no Brasil. No momento de crise, as parcerias são mais importantes ainda para criar alternativas aos clientes. A recuperação da confiança dos vizinhos argentinos também ajuda na visão do novo momento da América Latina. Também os voos para Cuba entram nessa nova onda. A companhia já opera para cinco cidades de Cuba e Havana será o próximo destino.

10 – A empresa já trouxe para o Brasil os novos uniformes da tripulação e pessoal de aeroporto, que estrearam na semana passada. No mundo, chegou a 120 mil funcionários e terminou a última etapa da fusão com a US Airways (um acordo que unificou as tripulações das duas companhias). A American também anunciou que está construindo uma nova sede em Dallas, que ficará dentro da Flagship University, da companhia.

CONVENÇÃO DE VENDAS

Trinca, Cavalcanti e Verçosa em Los Angeles
Trinca, Cavalcanti e Verçosa em Los Angeles
Os três no jantar de gala na convenção de Vendas
Os três no jantar de gala na convenção de Vendas
E para quem estranhou a ausência de colaboradores da American Airlines na última Abav Expo, eis a explicação: todo o time comercial estava em Los Angeles, para a convenção anual global de Vendas. Conseguimos esse registro exclusivo (veja acima) de Dilson Verçosa, José Roberto Trinca e Alexandre Cavancanti na festa à fantasia realizada nos estúdios da Paramount. Estavam vestidos de Minions. Celebrando os números que começam a melhorar no Brasil.

E em visita à sede da PANROTAS em São Paulo, Dilson Verçosa Jr. aproveitou para receber sua placa como um dos 50 Mais Poderosos do Turismo, distribuídas na Abav Expo.

Emerson Souza
Guillermo Alcorta, da PANROTAS, e Dilson Verçosa Jr.
Guillermo Alcorta, da PANROTAS, e Dilson Verçosa Jr.
Emerson Souza
Guillermo Alcorta, Heloisa Prass e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com Dilson Verçosa Jr. e José Roberto Trinca, da American Airlines, na sede da PANROTAS, em São Paulo
Guillermo Alcorta, Heloisa Prass e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com Dilson Verçosa Jr. e José Roberto Trinca, da American Airlines, na sede da PANROTAS, em São Paulo


Tópicos relacionados