Marina Marcondes   |   08/06/2018 11:10

CNC promove seminário no Rio de Janeiro sobre setor de eventos

O Cetur da CNC realizou o seminário "Eventos como Alavanca da Economia, o primeiro da série Turismo". A reunião teve seu conteúdo dividido em dois painéis e contou com a palavra de especialistas e da área, como Michael Nagy, diretor do Rio Convent

Marluce Balbino
O seminário foi sediado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro
O seminário foi sediado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro
A participação do segmento de eventos na macroeconomia e na cadeia produtiva do Turismo ganha cada vez mais relevância e atenção, sobretudo em tempos de crise. Para aprofundar as reflexões sobre o assunto, o Cetur da CNC realizou ontem (7) o seminário "Eventos como Alavanca da Economia", o primeiro da série "Turismo – Eventos em Debate" este ano.

A reunião teve seu conteúdo dividido em dois painéis (Eventos: ferramenta de resgate econômico e de imagem para as cidades; Eventos no contexto da hospitalidade e do Turismo), e contou com a palavra de especialistas e profissionais da área, como o diretor do Rio CVB, Michael Nagy, e o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, entre outros.

O presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, afirmou que o setor lida constantemente com desafios e a melhor maneira de se preparar é entendendo o mercado. "Conhecer tendências e novas ideias permitirá que os profissionais se atualizem com especialistas no tema”, explica.

Marluce Balbino
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Marisa Canton, curadora do evento e professora da FGV, Michael Nagy, diretor do Rio CVB, e Alexandre Sampaio, presidente do Cetur/CNC,
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Marisa Canton, curadora do evento e professora da FGV, Michael Nagy, diretor do Rio CVB, e Alexandre Sampaio, presidente do Cetur/CNC,
Sando e Nagy abriram as atividades com um bate-bola sobre o impacto das ações integradas de hospitalidade realizadas pelos convention bureaux brasileiros. Os executivos confirmaram um aquecimento no mercado de eventos e salientaram a urgência de um planejamento estratégico para explorar o potencial dos destinos neste período.

“Não basta criar centros de convenções se não há investimento na captação de eventos, capacitação de funcionários e divulgação do local”, defende o diretor da organização carioca.

O seminário contou ainda com a apresentação de cases de sucesso, como "O Natal Luz de Gramado", que atrai cerca de cinco milhões de visitantes em seus 81 dias de festas. Segundo os organizadores do festival, o sucesso pode ser atribuído à parceria constante entre o poder público e o trade turístico, onde o ciclo de investimentos é fundamental para movimentar a economia da região.

Planejamento, parcerias e, claro, qualidade. Um dos tópicos mais defendidos na reunião mostra a importância de entregar um produto superior para os clientes. "Um evento bem executado traz credibilidade para o local, além de criar um vínculo com o público e abrir portas à outras oportunidades semelhantes", afirmou o coordenador geral da feira Show Rural Coopavel, e palestrante no seminário, Rogério Rizzardi.

Confira alguns dos participantes do evento no álbum abaixo:

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