Beatrice Teizen   |   25/07/2019 13:58

Seguro para eventos: saiba porque é essencial ter cobertura

Seguro para eventos e riscos jurídicos foram discutidos em encontro realizado em São Paulo pela Alagev e MPI Brasil voltado a meeting planners

A Alagev e a MPI Brasil realizaram hoje (25) em conjunto um evento, no Hotel Renaissance, em São Paulo, voltado a meeting planners. Com o objetivo de reunir o maior número de empresas para discutir, de forma colaborativa, conteúdos e boas práticas do mercado, os participantes discutiram temas como cobertura de seguro, riscos jurídicos em eventos e as questões envolvendo os processos de RFP e concorrência.

Emerson Souza
O advogado Antônio Bratefixe e o mentor em Gestão de Riscos Rodrigo M. Cesar
O advogado Antônio Bratefixe e o mentor em Gestão de Riscos Rodrigo M. Cesar
Ao organizar um evento, é preciso estar atento a todos os riscos que podem ocorrer. Por isso é essencial contar com as diferentes apólices de seguro, como as contra danos, que envolve a responsabilidade civil; riscos diversos, que cobre toda a parte de equipamentos e estrutura; a de acidentes pessoais, que fornece reembolso imediato em casos de acidentes e de saúde; a de erros e omissões, que envolve má prestação de serviço; e as que cobrem cancelamento, no show de palestrante, adiamento e interrupção de eventos.

“As empresas têm olhado com bons olhos os seguros para eventos, pois eles respaldam financeiramente a planilha orçamentária. São diversas situações de risco que os organizadores, patrocinadores e marcas principais estarão amparados. Além de todas as companhias e pessoas jurídicas envolvidas dentro da organização que também estarão resguardadas”, explica o mentor em Gestão de Riscos, Rodrigo M. Cesar.

Neste sentido entra também a questão jurídica. Até que ponto vai a responsabilidade civil? Como medir os riscos previsíveis e os imprevisíveis? Como funcionam as cláusulas de cancelamento? E quais são os cuidados necessários para a realização de um evento?

“É preciso entender por que fazer uma cobertura, qual o olhar sob todos os riscos e avaliar a necessidade de se ter um respaldo sob eles. Afinal, tudo isso vai impactar diretamente na reputação da empresa. É muito importante também estar ciente dos fornecedores contratados, pois a regularidade deles também vai influenciar na cobertura do evento”, afirma o advogado e especialista em Direito do Trabalho, Antônio Bratefixe.

Tópicos relacionados