Beatrice Teizen   |   28/09/2020 13:09

Maioria das empresas retornará aos eventos presenciais em 2021

Quase metade (45%) acredita que a participação seja retomada no primeiro semestre do ano que vem

Uma nova pesquisa da GBTA, realizada entre 15 e 19 de setembro, revela que a maioria das empresas associadas espera que seus funcionários retornem aos eventos presenciais em 2021. Quase metade (45%) crê que a participação seja retomada no primeiro semestre, com um adicional de 25% acreditando que o retorno seja no segundo semestre do ano que vem.

Reprodução / Pixabay
Pesquisa da GBTA revela que a maioria das empresas associadas espera que seus funcionários retornem aos eventos presenciais em 2021
Pesquisa da GBTA revela que a maioria das empresas associadas espera que seus funcionários retornem aos eventos presenciais em 2021
Embora a maior parte não espere que sua companhia hospede reuniões, eventos ou conferências presenciais neste ano, há um otimismo crescente para 2021, com 37% esperando realizar algumas ou muitas reuniões ou eventos no primeiro trimestre, subindo para 61% no segundo trimestre. No entanto, uma média de um em cada quatro membros ainda permanece inseguro, esperando o desenrolar da pandemia.

As expectativas sobre os planos das corporações para voltar aos escritórios variam com uma em cinco (20%) das empresas relatando um retorno ainda neste ano. Já uma em cada três (35%) planeja retornar no primeiro semestre do próximo ano, incluindo 28% que esperam para voltar no primeiro trimestre, mas 21% dos respondentes ainda estão indecisos. A pesquisa aponta ainda que 16% das empresas associadas já retornaram ao local físico de trabalho.

Observando os fatores que influenciam o retorno ao escritório e eventos pessoais, 52% afirmam que uma vacina eficaz para covid-19 teria maior influência no processo de planejamento. Pouco menos de um quarto dos entrevistados (24%) gostaria de ver taxas de transmissão da doença reduzidas em todo o mundo. Além disso, 8% dos participantes solicitaram aumento dos testes de coronavírus e relatórios rápidos de resultados em todo o mundo.

Durante a pandemia, o papel de um gestor de viagens e a necessidade de um programa de viagens gerenciado estiveram no topo da agenda da diretoria. A pesquisa da GBTA revela que 48% das empresas associadas dizem que seus gestores seniores valorizam um programa de viagens gerenciadas “muito mais” ou “mais” do que antes da covid-19.

Esse sentimento é consistente com os principais stakeholders corporativos, incluindo recursos humanos ou gestão de risco, com 51% dos membros relatando que eles valorizam o programa de viagens gerenciado “muito mais” ou “mais” do que antes da pandemia.

“Embora não haja dúvidas de que a atual incerteza global em torno de uma segunda onda está atrasando o retorno às viagens a negócios, a perspectiva para 2021 parece mais positiva com as empresas planejando um retorno para reuniões e eventos face to face. Também é encorajador ver as companhias programando seu retorno ao escritório de forma cuidadosa e segura”, diz o diretor executivo interino da associação, Dave Hilfman.

Tópicos relacionados