Filip Calixto   |   29/10/2020 16:31   |   Atualizada em 29/10/2020 20:15

Rio CVB aponta planejamento como fator chave para o momento

Roberta Werner, nova diretora do Rio CVB, comentou os momento dos eventos na cidade

Recentemente nomeada como diretora do Rio CVB (Convention & Visitors Bureau, Roberta Werner acredita que boas parcerias e bom planejamento podem trazer o setor de eventos do Rio de Janeiro de volta ao caminho trilhado em outras épocas, no pré-pandemia. A executiva reconhece que o momento é de delicado por conta dos efeitos da pandemia mas pondera que para um destino com o potencial da capital fluminense é possível recuperar um calendário que gere boa movimentação para a cadeia do Turismo e para a economia da cidade.

Roberta Werner assumiu a diretoria do Rio CVB no início do mês
Roberta Werner assumiu a diretoria do Rio CVB no início do mês
A executiva lembra que antes da chegada da crise, o município registrava, em média, 85 grandes eventos por ano, o que produzia U$S 300 milhões em receita e US$ 13 milhões em arrecadação de ISS. Com a nova conjuntura, no entanto, esse números evaporaram e só poderão voltar com boa organização. “Temos que ser assertivos para lidar com uma missão tão desafiadora”, diz.

O senso de organização citado por Roberta já tem algumas ações práticas como a realocação de grandes eventos que passarão a ter lugar na agenda carioca de 2021 e 2022. “Agora trabalhamos por um calendário cada vez mais sólido”, aponta.

Um exemplo de evento transferido e com nova data é o Congresso Mundial de Arquitetura, que será realizado no ano que vem e deve ser um expoente de grande encontro num formato novo, que mistura presencial e digital. “Começaremos a ver mais eventos assim, que acontecem em formato híbrido e mexem com a cadeia produtiva”, aponta.

Sobre a importância das parcerias, a diretora comenta que elas devem se dar tanto no universo da iniciativa privada como no da pública e lembra que para que o contato com as esferas do poder público acontecem de maneira mais afetiva precisa haver união do setor. “As forças políticas serão cruciais para as captações e para um calendário sério, que é o que a gente busca”.

CRIATIVIDADE CARIOCA
Roberta participou da LIVE PANROTAS - Retomada das Viagens, realizada hoje (29), com o apoio da R1, e num dos momentos da reunião falou também sobre as experiências que o turista pode encontrar chegando agora à Cidade Maravilhosa.

Sobre essa questão, a executiva destacou que pontos turísticos, atrações da cidade e até centros de compra têm utilizado a criatividade para não prejudicar a experiência, mesmo em tempos de restrições.

“Todos esses estabelecimentos e atrações estão preparados para receber o viajante, sempre sugerindo a utilização de máscaras, com todos os cuidados possíveis de acordo com o protocolo da cidade e adequando seu serviço de acordo com a criatividade”, assinala.

A diretora completou lembrando que o CVB acaba de estabelecer um acordo para ter a Rio Star como nova mantenedora.

Veja a live completa no vídeo abaixo:



Tópicos relacionados