Victor Fernandes   |   28/10/2021 11:45

Feira EBS reúne profissionais de eventos em São Paulo

Evento também conta com palestras nos palcos do 6º Congresso Mice Brasil

Divulgação
Feira EBS 2021 está sendo realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo
Feira EBS 2021 está sendo realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo
A 19ª edição da Feira EBS, encontro da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento, que começou ontem (27), finalizou o primeiro dia com atividade e conteúdo intensos no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A feira abriu às 10h com o Speed Meeting, rodada de negócios que reuniu mais de 70 empresas compradoras e fornecedoras até as 12h. Em mesas exclusivas, cada expositor teve 5 minutos para se apresentar a cada comprador. No total, serão mais de 5 mil reuniões que proporcionarão oportunidades de negócios nos dois dias de evento.

A partir das 13h30, as mais de 40 empresas expositoras da edição de 2021 do encontro abriram seus espaços para a oferta de diversas modalidades de serviços para o público de profissionais que organizam, promovem e realizam eventos corporativos, incentivos, treinamentos, congressos e feiras.

Já às 14h30, teve início a série de palestras nos palcos do 6º Congresso Mice Brasil, evento de conteúdo voltado ao segmento Mice (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions).

CONGRESSO MICE

Divulgação
Congresso Mice Brasil 2021
Congresso Mice Brasil 2021
Foram sete temas abordados no primeiro dia do Congresso Mice. O conteúdo começou com o painel liderado pelo presidente executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional/Live Marketing, Alexis Pagliarini, que, ao lado de Dilma Campos e Ronaldo Ferreira Jr, ambos conselheiros da AMPRO, abordou sobre Criativismo ESG nas empresas. O tema traz o neologismo “criativismo”, união de criatividade com ativismo, e da sigla ESG (Environmental Social Governance).

“É um movimento que veio pra ficar, a sigla surge há cerca de dois anos com muita força e passa a responder financeiramente dentro das empresas, que já estão se mostrando ativistas”, comentou Dilma Campos. “O ESG veio para reconhecer esse tipo de atitude, a coragem da liderança das corporações para fazer o que é certo. Eram temas polêmicos e evitados pelas corporações, mas se tornam, além de importantes na questão financeira, o que move as pessoas. Ou entendemos de pessoas, ou não sabemos fazer negócios. Não é um modismo, é uma evolução”, complementou Ronaldo Ferreira Jr.

Na sequência, Rodrigo Machado, VP de Comunicação da MPI Brasil – Meeting Professionals International, levou os resultados da pesquisa Meetings Outlook, um levantamento trimestral com associados da MPI nos EUA e na Europa, um raio x de um ano com a percepção dos profissionais de eventos no período mais forte da pandemia, de agosto a setembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2021.

Entre os resultados, o levantamento mostrou, em 2020, 87% de intenção positiva de organizar eventos virtuais e 86% negativa para eventos presenciais. Já na edição de 2021, os dados se inverteram: 77% de intenção positiva de organizar ou participar de eventos presenciais e 47% negativa para eventos virtuais, mostrando que outros formatos devem ser desenvolvidos além do digital. Em relação à percepção de condições de negócios, em 2020 era negativa para 59% dos respondentes, já em 2021 mostrou favorabilidade para 93% dos profissionais. Não foi diferente com os dados a respeito de empregabilidade dos profissionais do setor, quesito que teve os números mais favoráveis na edição de 2021 do levantamento.

O painel também reuniu Ana Soares, gerente de eventos da XP, Aline Montanher, marketing services & event manager na Merz Aesthetics, e Malu Sevieri, general manager na Emme Brasil/Messe Düsseldorf, falando ao vivo direto da Alemanha. As profissionais compartilharam sobre como as empresas atuaram, as ações que foram adaptadas no decorrer da pandemia e o planejamento para 2022. “Os resultados da pesquisa mostram que os protocolos estão funcionando, capacitação é o principal ponto e tem tudo para o setor decolar, retomar os eventos a um nível mais próximo do que estavam antes da pandemia”, complementou Machado.

As atividades do Congresso seguiram com mais três palcos simultâneos, abordando outros cinco temas. “Destinos que lideram a recuperação”, com Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu foi um deles, além do “Engajamento em Eventos Híbridos”, com Sandra Veloso, community manager & events na Alagev, e a participação de Rafael Leonildo, gerente comercial de Eventos e Incentivos na Copastur, Luís Gustavo, gerente de Branding e Relacionamento da ArcelorMittal, e Juliana Patti, regional event & disclosure management na Bayer.

Marcelo Checon, fundador da M&Co, falou sobre o “Ecossistema de Negócios no segmento do Live Marketing” e “Storytelling e tecnologia a serviço das experiências imersivas” foi o tema abordado por Ricardo Bruno e Paulo Baba, presidente e head de Inovação e Estratégia da Avantgarde Brasil. Para fechar os trabalhos do dia, o palestrante, escritor e pensador Luiz Fernando Lucas falou ao público sobre “Fazer o certo é o único jeito de dar certo”.

Speed Meeting, exposição e conteúdo do Congresso Mice Brasil continuam durante o dia de hoje (28).

Tópicos relacionados