Filip Calixto   |   09/12/2021 08:31

Expo Center Norte diz estar preparado e já sente retomada dos eventos

O Expo Center Norte, em São Paulo, volta a receber eventos seguindo todos os protocolos de saúde


Divulgação
O Expo Center Norte, em São Paulo, volta a receber eventos seguindo todos os protocolos de saúde
O Expo Center Norte, em São Paulo, volta a receber eventos seguindo todos os protocolos de saúde
Cinco pavilhões, 21 salas modulares para reuniões e palestras, quatro restaurantes, 4,5 mil vagas no estacionamento, 25 metros de pé direito do pavilhão e 1 milhão de metros quadrados. Toda essa estrutura está novamente à disposição dos organizadores de eventos e do público de São Paulo para as feiras e convenções que têm como palco o Expo Center Norte.

O complexo, situado na zona norte da capital paulista, se cercou de protocolos contra a covid-19 e está novamente recebendo congressos sem limitação de pessoas. Para o restante deste ano e ao longo de 2022 a agenda já está cheia, o que sugere o regresso consistente do cenário de eventos na cidade.
Para 2022 já estão agendadas 84 feiras, 256 congressos e 21 formaturas. De todas essas realizações previstas, 70% é resultado do trabalho de reacomodação de compromissos e sua remarcação de encontros que se dariam em 2020.

E ainda este ano outros eventos vão preencher os pavilhões do complexo. Para dezembro são quatro formaturas agendadas e, em novembro, chamaram a atenção a Beauty Fair, do ramo de beleza e cosméticos, e o Fórum PANROTAS.

Todos esses números, contudo, ficaram reduzidos durante o último ano e meio, por conta dos efeitos da pandemia nesse segmento. De acordo com o diretor superintendente do complexo, Paulo Ventura, 2020 se anunciava como um ano histórico, que tinha perspectivas mais animadoras do ponto de vista da ocupação. De um dia para o outro, entretanto, o avanço da epidemia e as regras que desaconselharam a aglomeração de pessoas esvaziaram os pavilhões.

“Estávamos a dois dias de uma grande feira e tivemos que renegociar uma série de compromissos. De lá para cá passamos por ondas, com perspectivas de reabertura e novas restrições”, rememora o diretor. Essas ondas citadas por ele refletiam a situação da contaminação no Estado, até o arrefecimento e o avanço da vacinação, que possibilitou a volta para valer das atividades no empreendimento.

SEGURANÇA, SEGURANÇA E SEGURANÇA
O retorno de fato e momento que deu início ao estágio vivido hoje ocorreu no final de agosto, quando o governo estadual autorizou a volta dos eventos presenciais com uma série de condições - todas flexibilizadas com o passar dos meses. Atualmente, apenas quatro regras iniciais contra a covid-19 seguem valendo para visitantes: aferição de temperatura por totens, uso obrigatório de máscaras, controle de usuários em pontos de alimentação e apresentação obrigatório de comprovante de vacinação na entrada.

Esses itens obrigatórios se somam a uma série de outras implementações recentes que também visam ao aumento da segurança sanitária no ambiente. A limpeza dos filtros de ar-condicionado foi intensificada, há recomendação para que se mantenha algum distanciamento entre participantes, algumas pias para higiene das mãos ganharam lugar por todos os pavilhões e os organizadores são desincentivados a organizar atrações que geram aglomerações.

As novas, antigas e adaptadas regras para eventos no complexo são, segundo informa Ventura, resultado da regra de ouro para a atividade. “O setor de eventos tem, como costumo dizer, três pilares: segurança, segurança e segurança. E isso vale para todos os locais sérios que recebem grandes eventos no País. Não temos notícias de grandes convenções que tenham sido causadores de incidentes sanitários. Há um compromisso muito grande com esse aspecto”, afirmou.

REGRAS TESTADAS
O que vale hoje no Expo Center Norte foi testado previamente em um evento que precedeu a autorização para a volta dos eventos presenciais: o Expo Retomada. Esse encontro foi viabilizado por empresas privadas em parceria com o governo estadual e teve a direção do Center Norte contribuindo na sua elaboração. “Participamos mais na personalização, num acordo com Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) e governo estadual”, revela Ventura.

“Criamos um comitê que era liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e tinha interlocução direta com a Secretaria de Saúde”, acrescenta o diretor contando que o caso bem-sucedido do Expo Retomada deu aval para uma gama de eventos e estruturas que voltaram a funcionar depois. O executivo completa lembrando que a realização de eventos faz parte de uma intrincada rede que abrange cerca de 50 atividades, que vão dos transportes e hospedagens ao fornecimento de serviços e insumos.

EVENTOS DO TURISMO
Com a realização do Fórum PANROTAS, o Expo Center Norte retoma outra frente de trabalho, recebendo de volta eventos do Turismo. Nesse mesmo nicho está agendado para o ano que vem a volta presencial da WTM Latin America e há a possibilidade de voltar a receber a Abav Expo Nacional, que acontecia no complexo e este ano voltou a ser presencial.

Leia outras matérias da revista edição especial 18º Fórum PANROTAS, distribuída no Fórum PANROTAS 2021:


Tópicos relacionados