Artur Luiz Andrade   |   14/08/2022 18:32   |   Atualizada em 14/08/2022 18:49

GBTA: Empresas lançam soluções de gestão de risco e disrupções em viagens

GBTA 2022 começa com diversos lançamentos para viajantes corporativos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
GBTA 2022 ocorre em San Diego, na Califórnia. Em 2023, será em Dallas, no Texas
GBTA 2022 ocorre em San Diego, na Califórnia. Em 2023, será em Dallas, no Texas
SAN DIEGO – A GBTA 2022, que começa neste domingo, em San Diego, reunindo as principais empresas e lideranças de viagens e eventos corporativos do planeta, traz um mapa da retomada das viagens e do que mudou em relação a processos, operações e expectativa dos viajantes.

Pesquisa que será lançada amanhã pela Amex Global Business Travel, TMC que é representada no Brasil pela Flytour, mostra que a maioria dos viajantes corporativos espera que haja algum tipo de disrupção em sua viagem: de voos cancelados a algum problema no destino, de questões burocráticas a falhas em tecnologia.

Por isso, um dos focos das empresas que estão na GBTA 2022, seja em painéis ou na feira, é o gerenciamento e prevenção de riscos e disrupções. Confira abaixo 15 lançamentos apresentados hoje em primeira mão para a imprensa presente no evento, entre elas a PANROTAS, única mídia brasileira no evento.

TMCs como Avipam, Copastur e Kontik estão no evento com clientes, além de representantes brasileiros de empresas como HRS e Academia de Viagens, entre outras.


PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mark McSpadden, da Amex GBT
Mark McSpadden, da Amex GBT

AMEX GBT
A TMC global lançou uma ferramenta de gerenciamento e medição das disrupções nas viagens dos clientes. O objetivo é minimizar esses problemas já esperados pelo cliente em meio aos cenários mais desafiadores ao redor do mundo.

Dados do app Flightware.com mostram que os viajantes têm quase duas vezes mais chances de terem seus voos atrasados do que em 2021. Enquanto as viagens de vingança (revenge travel) estão impulsionando a venda de bilhetes, a capacidade das seis maiores companhias aéreas americanas está abaixo dos níveis de 2019. Isso cria uma tempestade perfeita, na qual as companhias aéreas têm menos flexibilidade para realocar seus passageiros afetados por atrasos e cancelamentos.

“À medida em que os viajantes a negócios voltam à ativa, as empresas estão apostando mais na experiência end-to-end do viajante. Elas querem reduzir o atrito durante a viagem, dando aos funcionários mais autonomia para planejar, reservar e modificar viagens. Nós priorizamos os desenvolvimentos que expandam nossos serviços únicos de assistência pró-ativa. Hoje, eles fornecem mais informações, em formas mais convenientes, para que os viajantes estejam conectados com tudo o que precisam em cada estágio da viagem”, disse o vice-presidente de Estratégia de Produto e Experiência do Usuário na Amex GBT, Mark McSpadden.

Agora, além de perguntar se o passageiro precisa de alguma ajuda no momento em que algo em sua viagem está passando por uma interrupção, o serviço da Amex GBT passa a oferecer também as alternativas para resolver o problema, como os voos disponíveis. Além do app da TMC e dos SMS, os viajantes também podem optar por comunicação via WhatsApp e ainda pode compartilhar o status de suas viagens, com as devidas alterações, com quem quiserem, como amigos, familiares, fornecedores e colegas de trabalho. Quem recebe esse link não precisa do app, apenas atualizar o site para saber o status do voo de quem compartilhou o dado.

Para os travel managers, a Amex GBT lança um novo dashboard de disrupções, e as empresas poderão analisar esse impacto e reconsiderar processos, negociações e ações de duty of care. O dashboard já está disponível globalmente. O status em tempo real dos voos também, para os usuários do app da TMC. A recomendação de voos alternativos está em implementação nos Estados Unidos e deve chegar aos clientes globalmente até o fim do ano.

ADVITO
A empresa lança, em parceria com a BCD Travel, na GBTA 2022 uma calculadora para certificados de emissões de CO2 para eventos e reuniões corporativas. Também entram na conta dados de hospedagem, voos, trem e transporte terrestre.

CTM
Quarta maior TMC do mundo, a Corporate Travel Management (CTM), está usando inteligência artificial e machine learning em sua on-line booking tool, para levar soluções personalizadas aos viajantes.

“Adicionar inteligência artificial e machine learning a nossa experiência de OBT Lightning entrega os resultados que os viajantes querem ao fazer reservas, mas também que se encaixam na política das empresas”, disse o CTO América do Norte da CTM, Joel Bailey. “A CTM trabalhou nos bastidores para treinar múltiplos e repetidos algoritmos, para trabalhar com um histórico de dados de reserva, políticas de empresas, preferências conhecidas dos viajantes e outras variáveis. Ao fazer isso, podemos oferecer mais opções relevantes com precisão de previsão e que continuará a crescer e melhorar à medida em que mais reservas são feitas.”

Segundo comunicado da empresa, “ao adicionar recomendações personalizadas na busca de resultados para os mais diversos tipos de viagens, a CTM está levando maior velocidade e simplicidade à experiência de reserva para os usuários Lightning, ao mesmo tempo em que a confiança maior dos viajantes irá aumentar a adesão ao programa, apoiando travel managers em suas metas de entregar economia e duty of care”.

A inteligência artificial integrada à OBT da CTM permitirá a recomendação inteligente de opções personalizadas, mesmo com mais opções sendo colocadas no sistema pelos fornecedores. A inteligência artificial ajuda na tomada de decisões e recomenda ações de acordo com o comportamento do viajante, além de fazer análises e lembrar do que deve ser feito, como recarregar o carro elétrico alugado.

DINOVA
Com uma rede com mais de 21 mil restaurantes nos Estados Unidos, a Dinova lançou um serviço de concierge para empresas, que vai ajudar no uso dos espaços gastronômicos para reuniões, encontros e refeições a trabalho. Com os escritórios vazios, os restaurantes são o novo local para reuniões e a Dinova faz a ponte entre os estabelecimentos e os clientes corporativos que precisam de um jantar privativo ou um encontro com clientes durante o dia.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

EGENCIA

A Egencia, que pertence à Amex GBT, também lançou produtos para gerenciamento de disrupção, alinhados com que a controladora apresentou na GBTA.

Pesquisa apresentada pela TMC mostra que 69% dos viajantes frequentes a trabalho já esperam alguma disrupção em sua viagem. E 96% veem alto valor na tecnologia que oferece o gerenciamento dessas disrupções. E mesmo com esses percalços na viagem, 94% acreditam que a viagem a trabalho é benéfica.

Ainda segundo a Egencia, 74% dos viajantes corporativos estão propensos a usar ferramentas digitais e agentes virtuais para que as viagens interrompidas voltem ao curso normal. A pesquisa com 2.250 viajantes frequentes nos Estados Unidos, França e Reino Unido mostra ainda que o caos nas viagens causou problemas em 73% de suas viagens recentes, incluindo cancelamentos e atrasos de voos.

No Reino Unido, o índice dos que já esperam algum problema na viagem é de 76%. Por isso, 85% dos viajantes pesquisados têm proativamente uma ação que possa aliviar o inconveniente, como reservar voos pela manhã bem cedo (46%) ou evitar certas empresas aéreas e aeroportos (40%).

O maior benefício apontado para usar ferramentas digitais é o acesso em tempo real às atualizações na viagem. Gerenciar as mudanças depois da disrupção é essencial para 43% dos respondentes. Apenas 4% dos viajantes não vê vantagem no uso de tecnologia para esse fim.

A Egencia elencou os 5 principais benefícios para se usar tecnologia para gerenciar viagens que tiveram disrupção:
1 – Acessar updates em tempo real;
2 – Economia de tempo
3 – Suporte imediato e personalizado por parte de uma TMC
4 – Evitar filas e balcões de atendimento a clientes
5 – Mais opções para novas alternativas para a continuação da viagem.

A pesquisa revela ainda que 34% dos viajantes pedem por alertas de voos e 28% querem a realocação automática quando algo dá errado. Apesar de acharem a viagem benéfica, quase metade (49%) prefere cancelar a mesma se houver disrupções graves.

O presidente da Egencia, Mark Hollyhead, analisou a pesquisa: “os viajantes corporativos estão cada vez mais preocupados em experimentar problemas nas viagens e sobre que suporte eles terão. Não importa o objetivo da viagem, ela é um investimento de tempo que se decide fazer. Queremos estar lá para apoiar nossos clientes e fornecer a tecnologia e o serviço para gerenciar as disrupções da forma mais suave possível.”

RISKLINE
A empresa de inteligência de riscos em viagem Riskline lançou a nova versão de seu produto de alertas para o setor, o Alerts 4.0. O serviço avisa o viajante sobre riscos potenciais para a segurança da viagem, com uso de profissionais analistas, mas também de inteligência artificial, processando mais de 100 mil fontes de dados.

O objetivo da nova versão é dar mais clareza e certeza sobre os alertas, sejam eles em relação a desastres naturais, cenários políticos, caos aéreo ou casos ligados à saúde. Se o viajante será ou pode ser impactado pelo problema, ele receberá o alerta da Riskline, com as alternativas para deixar o local.

O Alerts 4.0 ajuda empresas a construírem um programa claro de segurança para os viajantes.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

TRIPBAM
A Tripbam, conhecida globalmente por seu serviço de recompra de tarifas hoteleiras e aéreas, está agora oferecendo um pacote mais completo às empresas, incluindo auditoria dos descontos prometidos em contrato por empresas aéreas e hotéis, que muitas vezes não são ofertados e os clientes sequer percebem.

“Os compradores nos indicaram que precisavam de um jeito de melhorar seus programas de hotel e aéreo, integrados ao Tripbam. É o que fizemos, tornando ainda mais fácil gerenciar as viagens das empresas mais estrategicamente”, disse o CEO da companhia, Steve Reynolds.

Com essa nova combinação, o Tripbam promete uma economia de 20% nos gastos totais de viagens. O pacote Enterprise inclui: recompra de tarifas de hotéis e aéreo; auditoria dos contratos de aéreo e hotel; dashboards analíticos; e fonte inteligente para hotéis.

TROOP
A Troop, plataforma de gerenciamento de eventos, anuncia sua integração com o Spotnana, provedor de tecnologia baseada na nuvem. Com a integração, a Troop vai adicionar mais capacidades de reserva de viagens e reuniões a sua plataforma.

UNITED, AIR CANADA E LUFTHANSA
A Air Canada, Lufthansa Group e United Airlines prometem começar ainda este ano um programa de novos benefícios em comum para clientes corporativos selecionados. O novo programa não elimina os benefícios corporativos individuais de cada empresa, mas promete um reconhecimento igual aos clientes nas três companhias, em qualquer rota e não apenas na joint-venture no Atlântico Norte.

O Portal PANROTAS viaja a convite da GBTA, American Airlines e proteção GTA USA MAX COVID MAIS, incluindo contra a covid-19

Tópicos relacionados