Karina Cedeño   |   06/07/2017 09:00

Veja as vantagens oferecidas pelas ferramentas de self-booking

É cada dia maior o número de empresas que aderem a esse sistema 

Dreamstime
É cada vez maior o número de empresas que aderem ao sistema de self-booking como ferramenta de assistência ao planejamento e à estruturação das viagens corporativas, afinal, este processo garante diversas vantagens às políticas de viagens.

Confira a seguir algumas delas, listadas pelo Blog da Copastur:

Redução de custos
O uso do sistema de self-booking e a economia de recursos financeiros da empresa estão diretamente relacionados, pois além do sistema ser configurado para buscar sempre os melhores preços, de acordo com as diretrizes da política de viagens do negócio, o fato de os próprios colaboradores poderem planejar seus deslocamentos exclui a necessidade da atuação de intermediários ou da contratação de um profissional exclusivamente para esse fim, o que acaba tornando o processo mais barato.

Economia de tempo
Por meio do self-booking, todas as questões referentes ao planejamento da viagem estão em um só lugar, não sendo para isso necessário gastar muito tempo acessando diversos sites para encontrar as opções de passagens aéreas e hotéis mais vantajosas, por exemplo.

Maior nível de autonomia
Como o self-booking não exige intermediários, a empresa acaba ganhando autonomia para gerar e gerenciar suas reservas da maneira mais adequada. Os próprios colaboradores, desde que estejam em acordo com seus gestores, podem decidir quando e como planejar a viagem. Da mesma forma, quando alguma mudança ou um replanejamento torna-se necessário, não é preciso contatar ou esperar por respostas de terceiros, bastando acessar o sistema e fazer as devidas modificações.

Maior número de opções
Quando se reúne todas as informações que o viajante precisa em um só lugar, torna-se possível fazer uma comparação mais detalhada das opções disponíveis (ofertas de voos, quartos de hotéis, carros para locação etc.). Desse modo, é muito mais fácil estudar o custo benefício de cada alternativa, analisar as cotações, além de enviar solicitações e dúvidas aos fornecedores. O resultado? Escolhas mais conscientes e alinhadas à política de viagens e orçamento dado pela companhia.

Aumento da produtividade
Quando se planeja todos os detalhes de uma viagem a negócios em um único lugar, o nível de produtividade dos colaboradores é impactado positivamente. Além disso, os sistemas de self-booking são as plataformas que mais geram aumento no rendimento em solicitações de viagens corporativas atualmente.

Relatórios mais precisos
Com a ferramenta de business intelligence, o self-booking possibilita a geração de relatórios extremamente precisos. Assim, a ferramenta acaba influenciando diretamente na tomada de decisões, mostrando a visualização de processos e políticas que precisam ser revisadas durante o planejamento.

Alinhamento à política de viagens
Antes de começar a usar o sistema, todas as informações da política de viagens da empresa precisam ser inseridas, como estipulação de prazos para pedidos de deslocamento, orçamento disponível, classes de voos e tipos de hotéis autorizados. O cadastro dessas características permite que a ferramenta apresente sempre as melhores opções, de acordo com o que é estipulado pela companhia.

Tópicos relacionados