Karina Cedeño   |   05/10/2017 16:59

Aumenta a demanda de auditoria nos processos de viagens corporativas

Especialista ressalta a importância de as TMCs saberem distinguir uma auditoria séria de uma possível concorrente 


Dreamstime
É preciso que as TMCs saibam separar as consultorias sérias das empresas que tentam utilizar processos maquiados para oferecer outros produtos além de auditoria, considerando que esta última tem sido cada vez mais procurada nos processos de viagens corporativas e eventos, de acordo com o diretor da T&E Consulting, Mauricio Paganotto Carvalho. No artigo a seguir, ele expõe seus pontos de vista sobre o assunto. Confira:

“Recentemente, no Fórum Abracorp realizado durante a 45ª Abav Expo, houve um debate sobre empresas que auditam processos para a TMCs e podem se tornar concorrentes, onde levantou-se um tema já bastante discutido pelas empresas em seus comitês de viagens corporativas pelo Brasil. Procurando se posicionar diante dos comentários dos fornecedores no debate acima mencionado, a T&E Consulting, consultoria especializada em viagens corporativas, ressalta o aumento da procura deste tipo de serviço nos últimos anos e principalmente o fortalecimento junto às empresas da importância de se ter um parceiro ao lado para auxiliá-los neste assunto tão complexo.

'Ficamos felizes com o ponto levantado que procura separar as verdadeiras consultorias das empresas que tentam utilizar de processos maquiados para oferecer outros produtos além de consultoria e auditoria. Precisamos separar as consultorias sérias da mesma forma que precisamos separar as TMCs sérias, não podemos jogar todos numa vala comum. No que se refere ao debate, foi um momento muito aguardado nestes 15 anos de atuação, porém poderia ter sido mais elucidativo se envolvesse alguma empresa objeto do debate para poder apresentar suas considerações. Esperamos que depois deste debate o mercado se atente para os próximos eventos, uma vez que estamos participando de vários comitês pelo Brasil a pedido dos gestores para debater o tema', posiciona-se a T&E Consulting.

Diante deste assunto levantado, a recomendação para este serviço, como a outro qualquer, seria obter referências das consultorias junto às empresas no tocante a resultados obtidos, modus operandi e postura junto aos fornecedores. Outro ponto importante a ser levado em consideração seria avaliar se a consultoria trata esse tipo de auditoria de forma superficial, analisando apenas contratos. Existem consultorias, principalmente de grande porte, não especializadas no tema que estimam recuperações absurdas sem levar em consideração as práticas de mercado.

Dessa forma, esperamos que mais empresas de consultoria trabalhem de maneira transparente e ética, pois este é o principal “produto” de uma consultoria e disso temos orgulho nestes 15 anos de existência."

Tópicos relacionados