Felippe Constancio   |   21/11/2016 13:26

16 segredos das pessoas carismáticas para chegar ao sucesso

Do balcão do check-in do voo ao check-out do hotel, este é um ativo pessoal que faz diferença não só na viagem do turista que se desloca a trabalho ou a lazer, mas no dia a dia dos colegas de trabalho

Pete Souza

Carisma deve estar no DNA de certos profissionais do Turismo. Do balcão do check-in do voo ao check-out do hotel, este é um ativo pessoal que faz diferença não só na viagem do turista que se desloca a trabalho ou a lazer, mas no dia a dia dos colegas de trabalho. Por isso, uma postura positiva e envolvente tem relação direta com o sucesso no trabalho - no ramo turístico ou qualquer outro.

Um dos maiores escritores de auto-ajuda dos últimos anos, Napoleon Hill escreveu sobre a ciência do sucesso e como ter uma "personalidade de milhões de dólares" relacionando, em seu best-seller Pense e Enriqueça, hábitos de pessoas carismáticas com o destaque na carreira profissional e o consequente destaque no relacionamento com colegas.

A seguir, confira 16 hábitos de pessoas simpáticas descritos pelo avô da auto-ajuda e que trazem enriquecimento pessoal e profissional:

CHAMAM PELO NOME
Nome é elemento fundamental da identidade. Pesquisas apontam que pessoas se sentem mais validadas quando o falante se refere a ela pelo nome durante a conversa. A quem tem dificuldades de guardá-los, a dica é fazer brincadeiras com o referido e exercícios mentais.

MENTALIDADE POSITIVA
Pessoas carismáticas desenvolvem uma mentalidade positiva que pode ser sentida pelos demais. Por mais que seja mais fácil cair no cinismo, estas pessoas escolhem ser positivas e focar no sucesso. Segundo Hill, isso contribui a reputações positivas perante aos demais.

1 Million 4 Anna

ATENÇÃO NO TOM
Elas sempre falam com cautela e tem amigável. Os melhores comunicadores falam deliberadamente e com confiança, o que torna a voz deles prazerosa.

LINGUAGEM CORPORAL POSITIVA
Entusiasmo na fala ao conversar com colegas ou clientes, não cruzar os braços e manter o contato visual reforçam a premissa tão conhecida de que "como se fala é algo que pode ser mais importante do que é falado".

POSTURA EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA
Reações exageradas diante de uma ocasião positiva ou negativa podem dar às pessoas uma má impressão. No caso das negativas, Hill diz: "Lembre-se que o silêncio pode ser muito mais eficiente que suas duras palavras."

AGEM COMO SE SEUS OUVINTES FOSSEM OS MAIS IMPORTANTES
Pessoas positivas são mais envolventes e se destacam por agirem como se as pessoas às quais falam fossem as mais importantes do mundo. Elas usam a conversa como uma oportunidade de aprender sobre pessoas, e por isso também dão a elas a vez para falar.

ELOGIAM SEM EXAGEROS
"Elogie o que os demais têm de valioso, mas não desperdice com qualquer coisa e não espalhe demais", alerta Hill.

Glion.edu

PRESTAM ATENÇÃO NOS OUTROS
Para essas pessoas, conversação não é uma chance de dar aula a alguém. "Isso pode até inflar egos, mas nunca atrai pessoas ou as tornam amigas", defende Hill.

PACIÊNCIA
"Lembre que o tempo certo para as palavras e atos pode resultar em vantagens em relação a pessoas impacientes", lembra o escritor.

MENTE ABERTA
Aqueles que se fecham para certas ideias e se associam apenas a pessoas com perspectivas similares perdem não só em crescimento pessoal, mas também em chances de subir degraus na carreira.

SORRIEM QUANDO FALAM AOS OUTROS
Hill diz que o maior ativo de Franklin D. Roosevelt, presidente dos EUA na década de 1930, era seu "sorriso de um milhão de dólares", que fazia com que políticos baixassem suas guardas ao conversar com ele.

SABEM QUE NEM TODO PENSAMENTO DEVE SER DITO
As pessoas mais carismáticas sabem que não vale muito a pena expressar todos os pensamentos, mesmo que correspondam à verdade.

RECUSAM A PROCRASTINAÇÃO

Procrastinação mostra às pessoas que você está com algum receio para tomar determinada atitude, defende Hill, e por isso deve ser evitada.

SE ENGAJAM EM AO MENOS UMA BOA AÇÃO AO DIA
Os mais bem-relacionados ajudam sem esperar algo em troca.

VÊM VALOR NAS FALHAS
Pessoas admiram aquelas que crescem a partir de erros e objetivos não atingidos em vez de ficarem apenas no lamento. "Contente-se por ao menos ter aprendido, algo que não aconteceria sem a derrota."

CONTAM COM ALIADOS PARA APONTAR FALHAS
Pessoas bem-sucedidas não fingem ser carismáticas. Elas são assim porque se importam com sua conduta e reputação. Ter um confidente honesto com elas lhes abrem caminho para continuar crescendo.

Tópicos relacionados