Da Redação   |   17/06/2022 13:44   |   Atualizada em 17/06/2022 13:53

Relatório do WTTC destaca a força do desenvolvimento sustentável

Estudo foi apresentado na Cúpula de Sustentabilidade e Investimento, realizada em 14 de junho, em San Juan

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS


SAN JUAN (PORTO RICO) A presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, encerrou a Cúpula de Sustentabilidade e Investimento, realizada em 14 de junho na capital porto-riquenha, com uma mensagem otimista: “O setor está realmente comprometido com sustentabilidade. E, também, com crescimento. Porque um mercado fortalecido significa uma vida melhor para todos que trabalham na área”.

Divulgação/WTTC
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
Durante o fórum, o WTTC divulgou um Relatório de Impacto Econômico sobre a importância da sustentabilidade para o setor a longo prazo, o que ficou ainda mais claro com a pandemia. Com orientações práticas e estudos de caso, a pesquisa “Aumentar a resiliência para criar sustentabilidade nos destinos” foi feita em parceria com o ICF, empresa global de consultoria e marketing a partir da análise de dados, e parceira do WTTC.

O relatório ressalta que, nos últimos dois anos, muitos destinos turísticos foram afetados não apenas pela pandemia de covid-19 e a consequente redução abrupta das viagens, principalmente internacionais, mas também pelos efeitos da crise climática. São cinco os pontos de investimento fundamentais para um destino muito dependente do Turismo se tornar mais resiliente e, ao mesmo tempo, garantir um futuro sustentável e inclusivo a longo prazo: meio ambiente, infraestrutura, energia, economia e sociedade, principalmente pequenos empresas e comunidades locais.

Um dos estudos de caso apresentado é justamente sobre Porto Rico, sede da Cúpula de Sustentabilidade e Investimento do WTTC. Antes da pandemia, a ilha já enfrentava problemas econômicos e sofria com o tempo severo, com o furacão Maria, que deixou um rastro de destruição em setembro de 2017. Segundo o relatório, o fortalecimento dos pequenos negócios está sendo fundamental para a recuperação de Porto Rico, que recebeu o número recorde de 9,7 milhões de visitantes em 2021.

“A covid-19 teve impacto devastador no setor de viagens e Turismo em todo o mundo. Mas não foi a primeira crise a trazer caos a destinos e suas comunidades. Com o novo relatório, esperamos que os lugares se preparem melhor para enfrentar riscos futuros, fortalecendo o desenvolvimento sustentável a longo prazo”, acrescentou Julia. “Porto Rico é um exemplo de destino que aprendeu com a pandemia e os desastres naturais a ser mais forte”.

“Por mais de meio século, o ICF tem feito parcerias com organizações em todo o mundo para estabelecer e reconhecer políticas e práticas sustentáveis”, disse o CEO do ICF, John Wasson. “Estamos orgulhosos dessa parceria com o WTTC para oferecer insights exclusivos e orientações práticas que guiem os planos de desenvolvimento sustentável a longo prazo, que sejam adaptáveis e funcionem independentemente de imprevistos e eventos extremos”.

O novo Relatório de Impacto Econômico do WTTC mostra que o setor de viagens e Turismo começou a se recuperar globalmente em 2021, recuperando mais de 18 milhões de empregos em todo o mundo (um aumento de 6,7% em relação a 2020).

Para exemplificar o momento de recuperação pelo qual passa Porto Rico, o encerramento da Cúpula de Sustentabilidade e Investimento do WTTC foi no Distrito T-Mobile, inaugurado no início da pandemia, em abril de 2020. O local é um moderno complexo de entretenimento, com lojas, cinemas, áreas para shows, bares e restaurantes e um hotel Aloft, marca boutique da Marriott International. Outros dois hotéis do grupo Hyatt ficam nas proximidades. O Distrito T-Mobile está em frente ao Sheraton, onde foi realizado o fórum do WTTC.


A PANROTAS é media partner do WTTC e viaja com seguro GTA, incluindo proteção contra covid-19

Tópicos relacionados